Visitante nº

quarta-feira, 8 de abril de 2009

VIVA A NOVA IGREJA

Vivemos novos tempos. Os homens do poder, outrora eram enterrados no templo. Jesus Cristo, com certeza, não iria aceitar tais sepulcros. Simão Dias, terra dos capa-bodes, em 1925, o coronel Sebastião da Fonseca Andrade, que o Papa Pio X, deu-lhe o título de Barão de Santa Rosa, foi enterrado na Igreja de Nossa Senhora Santana. A esposa do coronel Sebastião da Fonseca, Ana Andrade, Baronesa de Santa Rosa, também foi sepultada no ano de 1940. Os primeiros bancos da Igreja pertenciam aos familiares do Barão de Santa Rosa. Ai do pobre cristão que tivesse a ousadia de sentar nos primeiros lugares !
Mas a Igreja mudou em todos os pontos de vista. Lamentavelmente, os templos foram construídos com o trabalho escravo. Até a Constituição de 1889, em terra do Brasil, não havia a separação da Igreja e do Estado. Anteriormente, padres e bispos eram nomeados pelo Imperador D. Pedro II.
A Igreja possui uma nova face. A Igreja veste a camisa em prol dos mais necessitados. Os primeiros bancos do templo podem todos sentar. Os padres possuem uma nova visão, claro, que há a exceção.
Domingo, vi numa cidade do interior, Simão Dias, a Igreja Católica repleta de fiéis: meninos, meninas, jovens e velhos. Na praça do Barão, eram vários carros, perguntei ao capa-bode, conterrâneo meu:
- Há alguma comemoração em Simão Dias, visto que a Igreja está cheia de gente
- Não, meu amigo, todos os domingos são assim com muita gente, você parece que não é daqui!
Eu bem poderia ficar calado. É assim mesmo... Valeu!
E VIVA A NOVA IGREJA!