Visitante nº

sexta-feira, 17 de abril de 2009

UM CAPA-BODE EM LAGARTO


Hoje dia 17 de março de 2009, o governador de Sergipe Marcelo Déda Chagas vai estar na cidade de Lagarto. Ele um capa-bode, como é conhecido os nascidos na cidade de Simão Dias.
Vai à cidade dos papa-jacas - Lagarto-SE , visando inaugurar algumas obras ao lado do prefeito municipal de Lagarto, o empresário Valmir da Madeireira.
Os seus conterrâneos, capa-bodes, esperam com grande ansiedade a Exposição das Obras de Carvalho Déda no Memorial de Simão Dias. Carvalho Déda o povo de Simão Dias o chamava de Seu Zeca Déda. Carvalho Déda faleceu no dia 2 de setembro de 1968, antes de completa 70 anos. Nasceu em 1898 na cidade de Patrocínio do Coité na grande Bahia, atualmente tem o nome de Paripiranga .
Foi delegado de polícia, interventor municipal (prefeito), inspetor escolar, deputado estadual do PSD (Partido Social Democrático) e da UDN(União Democrática Nacional). Fundador do Jornal a SEMANA em Simão Dias. Homem voltado para o folclore e as letras, escreveu três livros: BREFÁIAS E BURUNDANGAS DO FOLCLORE SERGIPANO, SIMÃO DIAS FRAGMENTOS DE SUA HISTÓRIA e o ROMANCE FORMIGAS DE ASAS, publicado depois de sua morte, sendo patrocinado pela FUNCAJU - órgão de cultura da prefeitura de Aracaju e pelo BANESE. Segue os três livros um outro de Coletânea : VIDA E OBRA de Carvalho Déda. Dois intelectuais da Academia Sergipana de Letras, o Dr. Jorge Carvalho e o ex-secretário da Educação, pesquisador Luiz Antônio Barreto, um papa-jaca, foram os organizadores dos livros.
Sou grato a Toinho, filho do escritor Carvalho Déda.
Em Lagarto, o mesmo é conhecido pelo nome de batismo Flamarion Déda. Toinho me deu um grande presente OS LIVROS de seu pai Seu Zeca Déda. Toinho é representante do povo, vereador eleito com apoio do MST pela sigla do Partido dos Trabalhadores - PT.
Quem herda não furta diz um dito popular, o governador de Sergipe é poeta.
Antes que você me chame de puxa-saco, não tenho Cargo de Confiança no governo. O homem do poder foi meu contemporrâneo de infância.
Eu o vi coroinha na Igreja de Nossa Senhora S'Antana em Simão Dias.
Do futebol, era bom mesmo em time de botão.
Ele é torcedor do Flamengo. Sou tricolor. Para os gozadores de plantão, se perdeu para o Flamengo recentemente de 1x0 , tudo tem seu tempo, "UM DIA É DA CAÇA, OUTRO DO CAÇADOR."

O capa-bode governador Déda encontra-se-á na cidade de Lagarto no período da tarde.

Espero que não apareça um auxiliar de governo, torcedor do Botafogo, se passando por flamenguista, dizendo:
-Governador, o nosso time está bem!
TUDO É POSSÍVEL EM POLÍTICA!