Visitante nº

quinta-feira, 23 de abril de 2009

RUA DO CABARÉ E SÃO JORGE


Éramos 9 irmãos. Da barriga de minha mãe nasceram 6 capa-bodes. Do chamego de meu pai foram 9 filhos. Um foi embora mais cedo, o Carlos era sem-vergonha, safado, mulherengo, era um Vadinho de Dona Flor e Seus Dois Maridos de Jorge Amado, tinha ele cinco mulheres. Deixou para contar a história 9 filhos. Festa era com ele mesmo. Curtiu, brincou. Parece que ele já sabia que ia partir cedo . A minha mãe ele dizia:
- Mãe, seu eu morrer, cuide de meus filhos. Era um pai coruja.
Não chegou aos 50 anos. Se fosse da Academia de Letras, talvez, teria vida longa. Os velhinhos vivem muito. Avise-me quem souber explicar o fenômeno.
Aos domingos, nossa mãe obrigava-nos a ir à missa das crianças na Igreja Nossa Senhora S'antana. O homem do poder de Sergipe - Marcelo Déda, o governador, vi-o coroinha na Igreja. Hoje, sua excelência possui uma grande coroa de governador, são tantos os subservientes, mamadores, todavia, também têm os que não são. Um pobre coitado ao se aproximar é motivo de festa. É segurança pra todo canto. Quem pode - pode...
Fiz o catecismo na rua do Cabaré, sim, do Cabaré, conhecida como rua do Mulungu, mas o verdadeiro nome dado pelos edis municipais é rua Antônio Manoel de Carvalho. Na rua morava também famílias constituídas e na outra divisão o cabaré Bico da Asa que varria madrugada com as músicas de Agnaldo Timóteo, Baltazar, José Augusto, Nélson Nédi, Nélson Gonçalves, Evaldo Braga, Lindomar Castilho, aquele que matou a esposa, dirão uns por amor. Bom vê a mini-série Anita, pense numa jovem bonita. Simão Dias, 'cê besta, possui uma mais bonita, mora na rua dos Ribeiros.
Dona Carmosa, que trabalhava com Dr. Aguiar, era a responsável pelo catecismo. Ela me chamava de Osvaldinho, nunca gostei do diminutivo inho: Zezinho, Manezinho, amorzinho, filhinho, creio não soa bem. Que bom que os gostos não são iguais, imaginem um caminhão carregado de chineses. A cara de um é ... a do outro. O que não sai da lembrança é a imagem de São Jorge, na sala onde a gente aprendia a orar o Pai-Nosso. Perdoar não é tarefa fácil, da boca para fora nada é difícil. Um bom conselho, nunca pergunte a mulher traída:" se perdoa o seu marido." A Zíbia já escreveu o romance Ninguém é de Ninguém. Leia-o.
Hoje, dia 23 de abril, dia de São Jorge. Festa na Bahia, o orixá Ogum é São Jorge. Quem já leu Jorge Amado deve bem lembrar do santo.
São Jorge é o padroeiro dos corintianos. Quem sabe se não foi a oração a São Jorge que Ronaldo melhorou em todos os pontos de vista! Você está enganado, sou tricolor do coração.
No Rio de Janeiro é feriado. Em Portugal e na Inglaterra, São Jorge é patrono.
Fico a perguntar por onde anda meus colegas da primeira comunhão. A falta do sinal de interrogação possui justifica: computador com defeito.
Dona Carmosa, tão carinhosa, já não está entre nós.
Fui advogado das raparigas, quando advoguei em Simão Dias, com muito orgulho de ser! Nunca uma rameira me enganou. Eu tinha uma pena das pobres putas. O meio faz a rapariga. A vida é uma questão de oportunidade. Uma águia criada por uma galinha. Torna-se galinha em comportamento! Tudo é o meio.

O santo Jorge é o protetor dos excluídos.
E VIVA, VIVA O SANTO GUERREIRO!