Visitante nº

sexta-feira, 3 de abril de 2009

BRASIL 4 X ITÁLIA 1

Este jogo Brasil 4 x Itália 1 não me sai da lembrança. Eu me era um menino numa cidade do interior , chamada Simão Dias. As novelas da televisão começou na tevê em 1950 com Tarcísio Meira e Glória Menezes, Paulo Gracindo e tantos outros. Na minha atrasada cidade, se contava de dedo os possuídores de televisão: casa de Seu Cipriano, Dona Pequena de Dr. Aguiar, quando aparecia a imagem era uma festa da meninada. Sempre e sempre fica a expectativa. Para tristeza de todos nós o que se via mesmo era o chuvisco.
E na rua da Feira, a Prefeitura colocou alto-falantes. O rádio era ligado na rádio Globo e foi por intermédio de Valdir Amaral, locutor global, que nós ouvimos a vitória do Brasil, tornando-se tricampeão do mundo no futebol. Pulamos, se abraçamos e festejamos. Os gols do Brasil foram marcados por Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto. O gol único da Itália foi marcado por Boninsegna.
E foi nesse tempo, que eu diferente dos meninos daquela época comecei a torcer pelo Fluminense. Os outros meninos preferiram o Flamengo, o Vasco. O Botafogo meio parecido com o Flu, alguns gatos pingados. Tinha até um torcedor do América do Rio, o alfaiate e funcionário público Abel Jacó que veio a ser depois prefeito de Simão Dias e deputado estadual.
Dizem que futebol e religião não se deve discutir.
Religião até que eu concordo.
O futebol eu discordo. O bom é discutir, lamentar, reclamar, mangar do time adversário na derrota.
O futebol é vida, alegria. Os perturbadores da paz no futebol devem ser afastados dos estádios.