Visitante nº

domingo, 19 de abril de 2009

OS PAPA-JACAS

Amanhã, dia 20 de abril, é um dia especial para a boa gente de Lagarto, os papa-jacas. Dia da emancipação política daquela cidade de prosperidade, progresso e de crescimento.
E para que ninguém possa alegar ignorância, É FERIADO.

O prefeito municipal de Lagarto, Valmir Monteiro, já mudou a feira da segunda para a quarta-feira.

A banda Los Guaranis surgiu em Simão Dias, entretanto, atingiu seu apogeu na cidade de Lagarto, tendo como principal fundador Bosco, ele nascido no povoado Mato Verde em Simão Dias. O povoado pertence atualmente ao vizinho município baiano de Paripiranga.

A mulher que criou e amamentou o maior crítico literário do Brasil, Sílvio Romero, um papa-jaca, jornalista, professor, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras, fora nascida em Simão Dias, chamava-se Nega Totonha. Comprada a um senhor de escravo de Simão Dias. A escravidão em Simão Dias e Lagarto foram predominantes.

Lagarto já foi administrada por um capa-bode, o monselhor Daltro. Foi ele quem primeiro implantou a Reforma Agrária naquela cidade. Hoje, Lagarto é administrada por um jovem prefeito nascido no povoado Água Fria em Salgado, que é o empresário Valmir Monteiro, mais conhecido por Valmir da Madeireira.

São muitos os comerciantes nascidos em Simão Dias que são prósperos em Lagarto: Charles e Zé de Brício do Grupo São José, Eraldo de Zé Vermelho, Paulo dos Motores, este nascido no povoado Curral dos Bois. Estes homens merecem aplausos, são agentes empregadores, ofertam dignidade, empregos.

Historicamente já pertencemos a freguesia de Lagarto. Éramos lagartenses.

Lagarto é uma cidade que não parou no tempo.

VIVA A BOA GENTE LAGARTENSE.
PARABÉNS! PAPA-JACAS.