DENISSON DÉDA
Os habitantes de Simão Dias, os capa bodes não discriminam os que vêm de fora, ou melhor, os estrangeiros de outras cidades, de outros municípios. Os acolhem bem. A xenofobia - ódio ao estrangeiro não possui assento no dicionário do povo de Simão Dias. Os prefeitos municipais, na sua maioria, são de pessoas não nascidas em Simão Dias, senão vejamos:
O primeiro prefeito de Simão Dias, na época intendente, 1890, RAFAEL ARCANJO MONTAVÃO nasceu na cidade de Campos, atualmente Tobias Barreto, o coronel Sebastião da Fonseca Andrade (Barão de Santa Rosa) é baiano de Cícero Dantas, levantamento feito pelo historiador e escritor Jorge Barreto Matos, que não é o Dr. Jorge de Zé de Antero.
Com o Golpe de Getúlio Vargas de 1930, tivemos os chamados prefeitos interventores, que foram nomeados uns por Augusto Maynard Gomes, outros foram indicados pelo interventor do Estado Eronides Carvalho. Com a Constituição de 1946, os prefeitos são escolhidos pelo voto direto do povo. Entre indicados pelos Interventores e escolhidos pelo povo são vários os administradores municipais que não nasceram na cidade de Simão Dias, senão vejamos:
1 - José de Carvalho Déda nascido na cidade de Paripiranga, governou de 1932 a 35;
2 - Coronel João Pinto de Mendença é do Pinhão, governou de 1937 a 41;
3 - Manoel Fraga Dantas é natural de Riachão do Dantas - de 1942 a 46;
4 - Cícero Ferreira Guerra é alagoano de Mato Grande, no Estado das Alagoas - 1946;
5 - Francino da Silveira Déda - Paripiranga/BA - 1946;
6 -Nélson Pinto de Mendonça - Pinhão/SE - de 1951 a1954;
7 - Pedro Almeida Valadares é dos Palmares, pertencente hoje a Riachão do Dantas - 1959 a 63;
8 - Dermeval Guerra de Mata Grande-Al - 1970 a 7l;
9 -Abel Jacó dos Santos, baiano da cidade de Heliópolis - 1977 a 83;
10 -Manoel Ferreira Matos de Paripiranga/BA - 1983 a 89;
11 - Josefa Matos Valadares de Paripiranga/BA - 1989 A 1992;
12 -DENISSON DÉDA, baiano de Paripiranga - 2009.
Manoel Fraga Dantas, Nélson Pinto de Mendonça e Manoel Ferreira Matos (Caçulo) retornaram ao Poder Municipal . Fraga Dantas por indicação e os outros dois pelo voto direto.
O prefeito de Simão Dias, o professor Denisson Déda tem uma missão difícil, conseguir de volta os povoados : MATO VERDE, CAIÇÁ DE CIMA, GENIPAPO E LAGOA GRANDE que foram anexados ao município de Paripipanga/BA por intermédio do IBGE. O problema não só envolve o prefeito, porém, o governador de Sergipe Marcelo Déda, senador Valadares, deputado federal Valadares Filho. A luta é renhida.
Se os cinemas Brasil e Ypiranga ainda existissem em Simão Dias, o filme na tela seria:
"O BAIANO PREFEITO DE SIMÃO DIAS/SE LUTA POR TERRAS DE SERGIPE.