Visitante nº

quinta-feira, 19 de março de 2009

O ÓDIO AO ESTRANGEIRO

DENISSON DÉDA



Os habitantes de Simão Dias, os capa bodes não discriminam os que vêm de fora, ou melhor, os estrangeiros de outras cidades, de outros municípios. Os acolhem bem. A xenofobia - ódio ao estrangeiro não possui assento no dicionário do povo de Simão Dias. Os prefeitos municipais, na sua maioria, são de pessoas não nascidas em Simão Dias, senão vejamos:


O primeiro prefeito de Simão Dias, na época intendente, 1890, RAFAEL ARCANJO MONTAVÃO nasceu na cidade de Campos, atualmente Tobias Barreto, o coronel Sebastião da Fonseca Andrade (Barão de Santa Rosa) é baiano de Cícero Dantas, levantamento feito pelo historiador e escritor Jorge Barreto Matos, que não é o Dr. Jorge de Zé de Antero.


Com o Golpe de Getúlio Vargas de 1930, tivemos os chamados prefeitos interventores, que foram nomeados uns por Augusto Maynard Gomes, outros foram indicados pelo interventor do Estado Eronides Carvalho. Com a Constituição de 1946, os prefeitos são escolhidos pelo voto direto do povo. Entre indicados pelos Interventores e escolhidos pelo povo são vários os administradores municipais que não nasceram na cidade de Simão Dias, senão vejamos:


1 - José de Carvalho Déda nascido na cidade de Paripiranga, governou de 1932 a 35;

2 - Coronel João Pinto de Mendença é do Pinhão, governou de 1937 a 41;

3 - Manoel Fraga Dantas é natural de Riachão do Dantas - de 1942 a 46;

4 - Cícero Ferreira Guerra é alagoano de Mato Grande, no Estado das Alagoas - 1946;

5 - Francino da Silveira Déda - Paripiranga/BA - 1946;

6 -Nélson Pinto de Mendonça - Pinhão/SE - de 1951 a1954;

7 - Pedro Almeida Valadares é dos Palmares, pertencente hoje a Riachão do Dantas - 1959 a 63;

8 - Dermeval Guerra de Mata Grande-Al - 1970 a 7l;

9 -Abel Jacó dos Santos, baiano da cidade de Heliópolis - 1977 a 83;

10 -Manoel Ferreira Matos de Paripiranga/BA - 1983 a 89;

11 - Josefa Matos Valadares de Paripiranga/BA - 1989 A 1992;

12 -DENISSON DÉDA, baiano de Paripiranga - 2009.





Manoel Fraga Dantas, Nélson Pinto de Mendonça e Manoel Ferreira Matos (Caçulo) retornaram ao Poder Municipal . Fraga Dantas por indicação e os outros dois pelo voto direto.


O prefeito de Simão Dias, o professor Denisson Déda tem uma missão difícil, conseguir de volta os povoados : MATO VERDE, CAIÇÁ DE CIMA, GENIPAPO E LAGOA GRANDE que foram anexados ao município de Paripipanga/BA por intermédio do IBGE. O problema não só envolve o prefeito, porém, o governador de Sergipe Marcelo Déda, senador Valadares, deputado federal Valadares Filho. A luta é renhida.




Se os cinemas Brasil e Ypiranga ainda existissem em Simão Dias, o filme na tela seria:


"O BAIANO PREFEITO DE SIMÃO DIAS/SE LUTA POR TERRAS DE SERGIPE.