Visitante nº

terça-feira, 31 de março de 2009

MEMORIAL E A BIBLIOTECA

O nosso administrador municipal é um historiador, traz no sangue a cultura do velho Zeca Déda, fundador do Jornal a Semana. O semanário circulou em Simão Dias por mais de 20 anos. Se não fosse a morte do ex-deputado estadual José de Carvalho Déda em 1968 , talvez o jornal ainda estava presente na vida do povo de Simão Dias.

O professor Denisson Déda, prefeito de Simão Dias, é neto de Seu Zeca Déda. Um homem voltado para cultura com três livros publicados: Brefáias e Burundangas do Folclore Sergipano, Simão Dias - Fragmentos de Sua História e o romance Formigas de Asas, este publicado após sua morte, que tem, há pouco tempo, o patrocínio do BANESE e da Prefeitura de Aracaju.
A cidade de Simão Dias carece de uma Biblioteca Moderna noutro local que não seja no antigo prédio da Cadeia Pública, ela foi inaugurada no dia 21 de maio de 1922. A Biblioteca Lucila Macedo fica em um dos cubículos onde eram presos os meliantes, os marginais, os ladrões, os desviados da vida. O ambiente é tétrico, sombrio, possui o mau cheio de mofo. O pessoal até que faz a limpeza, mas matar inhaca velha nem com reza de santo macho .
Uma Biblioteca Pública, nos novos tempos, deve ser ampla, com vários computadores, ambiente com ar-condicionado, não é mordomia, o cérebro humano, já está provado, funciona melhor na temperatura até 21 graus. O momento é agora, o primo do prefeito é o governador de Sergipe, Dr. Marcelo Déda Chagas. Se não aproveitar o instante, depois não venha lamentar com o :" Ai, meu fio" do ex-prefeito José Mattos Valadares.
No tocante ao Memorial já lia muitas críticas na internet, dizendo que é o Memorial do Poder. Se é do poder ou não é não vamos adentrar neste assunto . Todavia, o local é uma boa fonte de pesquisa.
Do mais é só esperar. Temos a força política: governador Marcelo Déda, senador Tonho Valadares, deputado federal Valadares Filho.

É necessário a VONTADE POLÍTICA, com ela a cidade pode se transformar em diamante, ouro, pérola. Por enquanto é a terra da Esperança. o material precioso do poeta Udilson Soares é sonho, utopia, coisa de poeta.

Prefeito Denisson Déda, peça muito : Biblioteca, faculdade, casa de cultura, indústria, fábrica, empregos.


"O TEMPO NÃO ESPERA ACONTECER."