Visitante nº
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
FRUSTRAÇÃO E DESCONFIANÇA
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
JUDAS DO DIA A DIA
DÉDA E O PAI
DÉDA E O DIRETÓRIO DOS ESTUDANTES DA UFS
terça-feira, 27 de outubro de 2009
COMPENSAÇÃO VITAL
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
HOMENAGEM AO SENADOR VALADARES
A festa ocorrera na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, situado na Av. Beira Mar, em Aracaju. Entre os presentes: O ex-governador do Amapá, Gilton Garcia, Defensor Público e Governador de Sergipe, em exercício, Belivaldo Chagas, prefeito de Simão Dias, Dênisson Déda, deputado Federal Valadares Filho, Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju - Emanuel Nascimento, deputado estadual Armando Batalha.
A vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, a cearense Mariana Lobo, disse em seu discurso: "QUE A DEFENSORIA PÚBLICA DE SERGIPE DEVE TER A CARA DO PSB, POIS A DO CEARÁ JÁ POSSUI ESTA CARA. " A expressão fora usada, em se tratando da valorização do Defensor Público em todos os pontos de vista. Em Sergipe, o senador Valadares é o líder maior do partido e também no senado Federal. O governador em exercício, Belivaldo Chagas também é do PSB.
O governador em exercício, Belivaldo Chagas, disse: "Que os Defensores Públicos confiassem nele."
O homenageado senador Valadares fez um discurso , citando o grego Sólon , que dizia: "A igualdade não leva à guerra." O parlamentar fora bem aplaudido.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
DEFENSORES PÚBLICOS DO BRASIL E O SENADOR VALADARES
É um aliado do governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas. Todos os partidos de Sergipe, sem exceção, gostariam de ter o simãodiense como aliado.
Valadares é químico e advogado. Já foi professor.
Defensores Públicos de todo Brasil, representados pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Associação dos Defensores Públicos da União (ANDPU) , Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais , darão ao senador Valadares o DIPLOMA DE MENÇÃO HONROSA.
O senador Antônio Carlos Valadares foi o relator da Lei Complementar 132, que dá Autonomia Financeira a Defensoria Pública. Valadares bem contribuiu para a sua aprovação. A Lei já foi sancionada pelo presidente da República.
A homenagem ao senador Valadares será no dia 26 de outubro, às 9:00 horas da manhã, na sede da AEASE - Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, AV. BEIRA MAR, 2400 - JARDINS-AJU.
O vice-governador, Dr. Belivaldo Chagas da Silva, que é Defensor Público, governador em exercício, já confirmou a sua presença.
Osvaldo Abreu é Defensor Público, doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora na Argentina.
SUICÍDIO E O ALIMENTO
Ter um problema de saúde e não se cuidar é suicídio. É preciso mudar de vida. Quando os alimentos estiverem causando sérios riscos à saude, devemos trocá-los por outros. Yahoo dá umas dicas dos alimentos. Repasse a uma amiga, amiga. Vale a pena! Vejamos o bom texto:
"Alimentação ajuda a turbinar o rendimento nos estudos
De sono à falta de memória, alimentos podem ser aliados até para a afastar a preguiça
Por Minha Vida
Turbinando na concentração
Não deixe a sua concentração escapar no colégio ou na faculdade. Para evitar que o pensamento fique disperso, a dica da nutricionista é ingerir alimentos que sejam fonte rápida de energia, mas que tenham a absorção lenta e prolongada. Para isso, aposte numa alimentação rica em fibras. "Esse é o caso das barrinhas de cereais, do leite com granola ou aveia, do biscoito e das torradas integrais", explica.
A vontade é de não fazer absolutamente nada. Dá preguiça de movimentar o corpo e até de pensar. De acordo com a nutricionista, isso acontece quando a alimentação foi pesada demais contendo, por exemplo, altas concentrações de açúcar e boa quantidade de gorduras. Entram para esta lista os salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes e chocolates. Esses alimentos retardam o esvaziamento gástrico e atrapalham a digestão. O processo, por sua vez, é fundamental para que o sangue e o oxigênio fluam em direção ao cérebro e não ao trato gastrointestinal. "A preguiça, após um almoço pesado, acontece para que possamos desviar nossa atenção fisiológica para a digestão de alimentos, que demanda grande esforço, e não para trabalhos musculares ou mentais", diz Fernanda. Apostar em uma refeição leve e equilibrada antes dos estudos faz com que a digestão seja mais rápida, evitando que a preguiça se instale.
Bocejar repetidas vezes é um alerta vermelho que indica o quanto o corpo está cansado; o sono é consequência. Para evitar que eles apareçam, muita gente apela para a cafeína, substância de efeito estimulante presente no café e chás. Mas nem todo mundo é sensível à cafeína e, além disso, pode ter efeito contrário. "O excesso de cafeína pode levar à falta de concentração, hiperatividade e ansiedade", explica a nutricionista. A dica dela é obter essa energia de uma forma mais positiva, em uma receita energizante. Aposte nessa fórmula: 1 colher de chá de lecitina de soja + 1 colher de chá de guaraná em pó + 1 colher sobremesa de linhaça + 1 colher de sopa de farelo de aveia misturados com iogurte, leite ou frutas.
Passar a madrugada estudando para uma prova e, no momento decisivo, esquecer tudo é desesperador. Para não correr o risco, há nutrientes que podem se tornar aliados nesse momento tão importante: ômega 3, zinco, colina e vitaminas do complexo B. Segundo a nutricionista, é possível encontrar o ômega 3 em peixes de água fria (como salmão, truta e atum), linhaça e frutas. Fígado, frutos do mar, carnes e gema de ovo são ricos em zinco. Já a colina pode ser encontrada na lecitina de soja, fígado e gema de ovo, enquanto vitaminas do complexo B são encontradas em carnes vermelhas magras e em cereais integrais.
Quando uma prova está próxima demais e parece que o cérebro não absorve nada, surge a vilã dos estudos: a ansiedade. É aquela vontade de "engolir" os livros, mesmo que nenhuma informação seja armazenada no processo. Alimentos como café, açúcar e chocolate estão na lista dos preferidos por quem sofre de ansiedade. Porém, eles devem ser evitados, pois aliviam momentaneamente o nervosismo, que pode voltar até com maior intensidade. Investir em alimentos ricos em triptofano pode gerar um bom resultado na tentativa de conter a ansiedade. A dica é consumir queijo branco, arroz, castanhas, soja, além de leite e iogurte desnatados.
Um bom desempenho nos estudos depende de uma alimentação correta, mas também vai além disso. De acordo com Fernanda Psciolaro, a hidratação é super importante para que sintomas como dores de cabeça, fraqueza, náuseas, cãibras e dificuldades para criar um foco visual passem bem longe dos estudos. "Deve-se ingerir aproximadamente 1 copo de água por hora, durante o período dos estudos", completa. "
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
PERFÍDIA E O CORNO
"Em que foi que eu errei."
Já é de praxe todo corno é bonzinho social, só não presta para a mulher.
Existe também a traição do amigo. Pense que angústia, quando você descobre que o sujeito que você pensava que era seu amigo, não passa de um Coxinha. Cabra traíra.
Vá lá na Bíblia: "Infeliz do homem que acredita n'outro."
Severino, um amigo da Paraíba, sempre diz:
- Espero do cabra o pior, se o melhor acontecer é uma boa surpresa!
Outro dia, numa separação judicial na Defensoria, perguntei ao jovem:
- Por que você não tenta voltar ao relacionamento
Respondeu-me:
- Ela é uma piranha, vagabunda, safada.
A moça adentrou na conversa:
- 'Tá vendo, doutor, como ele é agressivo.
O cabra ainda com raiva:
- Ela é uma traíra, me trocou por meu primo.
- Também você só queria beber e jogar futebol.
Tive que acalmar os separandos.
No mesmo dia, escrevi o poema PERFÍDIA:
Ninguém mais ninguém, querida,
No caminhar adulto da vida,
Pode viver sem a maldita perfídia
De um amigo, de um amor , de um parente.
Perfídia persegue a gente
Na agonia do dia a dia.
Rir mesmo de contente,
Vê lá aquela criança,
Semeia paz e esperança!
A gente humana
Às vezes se veste de bacana.
Na ilusão, a gente cai da cama
E começa a odiar
O ser que se ama.
Perfídia, maldita comida,
Alimento amargo,
Que ninguém foge na vida.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
LEPRA E A TORRE
terça-feira, 20 de outubro de 2009
FAXINA NA VIDA
MORTE DO CINEMA - FILHO DO CABRUNCO
2
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
A BELEZA DE JACONÉ
domingo, 18 de outubro de 2009
O MESMO ANJO
- NÃO VIAJE, VAI ACONTECER UM ACIDENTE!
sábado, 17 de outubro de 2009
MALDITA GORDURA
GORDURA, UM PROBLEMA GLOBAL da YAHOO, o texto segue adiante:
A obesidade, basicamente, é um problema de acumulação excessiva de gordura no corpo, um excesso que dá lugar a um peso anormal para a estatura e estrutura do indivíduo. Ao definir obesidade, devemos levar em conta que é difícil medir a massa de gordura de um indivíduo e que também é muito complicado estabelecer o "critério de 'acumulação excessiva", se não temos um padrão de "normalidade" como referência, diz M. Alemany, catedrático de Bioquímica da Universidade de Barcelona (Espanha) e especialista em nutrição.
É evidente que as pessoas obesas apresentam grande quantidade de gordura no corpo, mas é muito mais difícil discernir o grau ou intensidade de obesidade em pessoas que, no máximo, apresentam um certo sobrepeso. Neste âmbito, costuma haver muita confusão, já que uma pessoa pode ter um peso elevado junto com uma grande musculatura, ou ter um peso normal junto com elevados níveis de gordura, superiores aos considerados normais.Tabelas de peso ideal.
Medir a quantidade de gordura é um processo complicado, embora, nos últimos anos, a ciência tenha apresentado novas ferramentas para aumentar a precisão do cálculo. Para avaliar o grau de obesidade, alguns especialistas utilizam tabelas correspondentes a uma população ideal, distribuída por sexo e estatura, que estabelecem um peso ideal de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC).
O excesso de peso seria obtido estabelecendo a diferença, tanto em termos absolutos como relativos, entre o número ideal de quilos e o real. Além do grau de obesidade, é importante conhecer a distribuição da gordura, pois esta circunstância tem muito a ver com a previsão da patologia, por existirem grandes diferenças metabólicas e funcionais. Por exemplo, se medirmos a relação entre o perímetro da cintura e o dos quadris, se obtém um quociente que permite determinar a que tipo de distribuição de gordura corporal pertence o paciente.
Um índice igual ou superior a um, para um homem, e a 0,85, para uma mulher, indica que há uma forte acumulação de gordura. Essa acumulação costuma se apresentar na parte superior do corpo, no caso dos homens, e na inferior, no caso das mulheres. Por isso esse acúmulo nos homens se manifesta em forma de maçã, ou androide, e, nas mulheres, em forma de pêra, ou ginoide.
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a distribuição androide significa que a maior parte da gordura está situada entre as vísceras, enquanto a ginoide está localizada em massas debaixo da pele (áreas subcutâneas). A gordura visceral é muito mais difícil de eliminar, provoca mais complicações que a subcutânea e está associada a um maior número de doenças que costumam afligir os obesos: diabetes, arterioesclerose e problemas cardiovasculares.É preciso saber a origem.
Todas estas aproximações são muito úteis tanto do ponto de vista clínico como no âmbito da pesquisa, mas só nos indicam como é a obesidade, não sua origem ou etiologia. Os avanços neste campo permitiram estabelecer uma série de etiologias aceitas universalmente. A obesidade pode ser de origem neurógena, endócrina, iatrogênica, genética, dietética, de ajuste do ponderostato (sistema natural de controle de peso corporal), ou por defeito termogênico.
Há outras classificações de casos mais ou menos raros que são objeto de estudo, porque é muito difícil de determinar os fatores que provocam a doença. A obesidade neurógena costuma se apresentar em indivíduos com alterações psíquicas de diversa índole, que são incapazes de controlar seu peso quando afetados pelo sistema nervoso autônomo, devido a um déficit da secreção de transmissores que modulam os depósitos de gordura de reserva.
O hipotireodismo, o hipogonadismo, o hiperinsulinismo e o hipercorticismo são alterações típicas de glândulas do sistema endócrino que podem determinar o surgimento. Estas alterações fazem com que os adipócitos aumentem de tamanho por ação dos ácidos graxos livres que nele penetram e, por meio de um processo bioquímico denominado esterificação, se transformam de novo em triglicerídeos.
Uma ingestão excessiva de corticoides ou antidepressivos pode provocar uma obesidade iatrogênica, até agora pouco frequente, mas que vem aumentando nos últimos anos, devido ao abuso deste tipo de remédios, sobretudo em pessoas propensas a aumentar seus níveis de gordura.Cerca de 30% do sobrepeso é por causas hereditárias.
A obesidade tem muito a ver com a hereditariedade, por isso ficou estabelecido que cerca de 30% dos casos tem origem genética, segundo demonstraram experimentos de laboratório que criaram ratos geneticamente obesos. No entanto, recentes pesquisas de Alfredo Martínez, catedrático de Nutrição da Universidade de Navarra (norte da Espanha), indicam que, apesar de muitos casos de obesidade terem causa em defeitos genéticos, para que se manifeste essa patologia, devem ocorrer determinadas condutas, como vida sedentária e ingestão excessiva de gorduras, entre outros condicionantes.
Indivíduos predispostos geneticamente, ou por condicionamento neural ou psicológico, podem desenvolver uma obesidade de origem dietética. Este tipo de patologia pode ser devido a efeitos específicos de alguns alimentos, sobretudo glicídeos e gorduras, que são muito atraentes para alguns paladares.
M. Alemany considera, no entanto, que provavelmente "a maior parte das obesidades" se deve a desajustes ou ajustes errados, devido a mecanismos do chamado ponderostato que, até o momento, não foram claramente determinados. Um ajuste elevado comporta a deposição e manutenção de elevadas quantidades de gordura, enquanto um ajuste mais baixo implica em sua perda utilizando os mecanismos fisiológicos de controle que se supõe que sejam perfeitamente funcionais. Neste tipo de obesidade, os sistemas do organismo lutam para manter esse peso independentemente dos "sacrifícios" feitos para variá-lo.
Por último, um defeito termogênico, que consiste na incapacidade de nosso organismo de eliminar em forma de queima de gorduras o alimento ingerido em excesso, acima de nossas necessidades fisiológicas, pode causar obesidade, de acordo também com experimentos com ratos realizados em laboratório.Francisco GalindoEFE - REPORTAGENS
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
PALESTRA NA DEFENSORIA PÚBLICA DO RIO
Cheguei ao Rio de Janeiro na madrugada do dia de hoje 16 de outubro. O medo danado da turbulência. Mais de uma vez uma voz gritou:
" APERTE OS CINTOS, POR FAVOR" Uma sensação ruim invadiu a nossa alma. E lembrei da canção de Belchior:
" FOI COM MEDO DE AVIÃO QUE EU SEGUREI PELA PRIMEIRA VEZ EM SUA MÃO. " Não tive mão nenhuma para segurar. Ao meu lado, um barbado roncava mais do que um porco. "Meu Deus, eu mereço."
Pensei se o avião cair, este porco morre dormindo.
Por sorte, não aconteceu nada.
Hoje há uma Palestra na Defensoria Pública do Rio de Janeiro com o professor Enrique Del Percio da Universidad Nacional de Lomas de Zamora da Argentina. O doutor é meu professor de doutorado em Direito lá na terra de Diego Maradona.
O IBEA, Instituto Brasileiro de Estudos Avançados, representado pelo seu presidente o Dr. Simão Aznar, advogado e empresário, possui procuração para representar a Universidad de Lomas.
Fazer doutorado em Buenos Aires não é fácil. Todavia, a vida é luta renhida, como já dizia o poeta.
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro é encantadora. A criminalidade há em todo Brasil. Dizer que o Rio é perigoso é olvidar que numa cidade do interior também existe crime.
O crime é uma doença social.
As Olimpíadas de 2016 acontece no Rio. Os brasileiros venceram os americanos e os espanhóis.
E VIVA O BRASIL, VIVA O RIO DE JANEIRO.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
ARGENTINA QUE GRAÇA!
O baixinho Diego Maradona vibrou e festejou com a vitória da Argentina de 1x0 contra a boa seleção do Uruguai. O gol aconteceu ontem à noite no estádio Centenário aos 39 minutos do segundo tempo. Belotti foi o marcador do gol da vitória.
Buenos Aires continua festejando a vitória da seleção Argentina.
Discutir se Maradona é melhor do que Pelé não chega a lugar nenhum.
Uma copa do mundo com Argentina possui outro valor.
Apesar de 0x0 com a Venezuela, o melhor futebol do mundo é o Brasil.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
A VIDENTE MIRIM
domingo, 11 de outubro de 2009
DIA DA CRIANÇA E DA SANTA APARECIDA
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
VIVER
O momento é agora. Viver intensamente. Ruim é lamentar o tempo que passou.
Um dia perguntaram a um equilibrista de circo :
- Por que você não cai?
Sua resposta veio imediata.
- Não caio, porque não olho para atrás e nem de lado.
É mister olhar para frente.
VIVER, VIVER, VIVER.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
DEFENSORIA PÚBLICA E O DEPUTADO AMORIM
DÉDA, SAÚDE E PAZ
Encontra-se sua excelência em estado de convalescência no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Fora operado na sexta-feira. Retirou dos pâncreas um nódulo benigno.
Ontem, Déda provavelmente ficou nervoso. O seu Flamengo quase perde para o vitória de Salvador. O placar foi 3x3. Ainda bem, que o Flamengo conseguiu empatar.
O vice-governador, Belivaldo Chagas, está conduzindo o barco do Estado. O sujeito é prudente.
Sofredor torcedor do meu pobre Fluminense. E vamos de novo para a segunda divisão.
A DÉDA SAÚDE E PAZ.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
MORTE DO CABARÉ
- Ou casa com minha filha ou morre.
Os juízes dava ao sujeito duas opções:
"Ou casa com a menor ou vai para a cadeia."
O casamento acontecia. A moça saía por uma porta e o sujeito por outra.
O nosso Código Civil era retrógado. Havia artigo de Lei que determinava: "Se o homem descobrisse que casou e a mulher não era virgem , poderia pedir a anulação do casamento."
O cabaré vivia em festa. Os meninos de 13 a 15 anos eram levados pelos pais para perder a donzelice. Muitas vezes pegavam a blenorragia, gonorréia, o pus saía pelo canal do pênis. O sexo era feito sem camisinha.
É raro a velha guarda, não da portela, não ter se contaminado com a bactéria da gonorréia. AIDS, naquele tempo, não existia.
Simão Dias-SE , terra dos governadores, fora também a terra dos cabarés. O BICO-DA-ASA, o mais famoso, outros o Dama-da-noite, Maré mansa, o da rua da Aurora.
Em Salvador-BA : Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição eram ruas de casa de mulheres do prazer. Em Sergipe, o cabaré da Bambu e o de Ciganinha.
A sociologia pode dizer que o cabaré foi um necessidade. Hoje, a virgindade deixou de ser tabu. Raro a menina de 13 a 18 anos que não tenha feito amor, sexo.
Os tempos são outros.
A garota de programa faz universidade. Usa um bom perfume francês. Possui carro.
As meninas do cabaré de outrora eram quase todas analfabetas.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
ADEUS, TEMPO
ADEUS, TEMPO
Dá uma saudade danada
Ó! Tristeza no peito
Lembrança da criançada
Sonhos desfeitos
Desejos de castelos e príncipe
Flores no jardim
Não se há de dizer ai de mim
Da vida o rio corre assim
Vão-se as águas fugindo do caminho
O pescador que mansas águas espera
Vê de sua janela
A grande enxurrada
Cresceu a meninada
Abre-se a janela
Passa o tempo
Passa a chuva
As videiras envelheceram
Murcharam
A casa ficou vazia
E os meninos já não espiam
O morrer do sol
Os homens
Ó! Homens defeituosos
Não olham pro firmamento
Adeus, tempo
A VOZ DO ANJO
Lembra-se de alguém que disse que não viajou porque teve um aviso, logo depois acontece um acidente. Aí está a voz do anjo.
Todos nós temos um anjo da guarda. É preciso semear coisas boas na vida, senão o anjo protetor se afasta.
E VIVA O DIA DOS SANTOS ANJOS!
SAUDADE DA TERRINHA
Lá los hermanos argentinos (Os irmãos argentinos) quase no dia a dia não comem feijão. A nossa idolatrada e encantada farinha, coisa rara, só quando um cego perde uma vintém na procissão.
Que bom retornar a Sergipe, dá uma passada na minha terra natal Simão Dias. Tenho um sonho, reunir meus ex-colegas do Grupo João Carvalho, do Fausto Cardoso e do Colégio Carvalho Neto. É isso mesmo fazer uma festa!
O que tem de ser será!
Não fui infantil lá na Argentina, não discutir quem era melhor: Se Maradona ou Pelé? Cada ser humano vive seu tempo de glória. Há também os momentos da descida da ladeira!
Que bom viver o nosso clima quente ( lá eles chamam caliente) . Tomar uma cerveja, ir comer a maniçoba.
Triste fim é ver meu pobre Flu no rebaixamento. A desgraça retornou.
Vamos esquecer tudo e ouvir Paulinha Abelha, figura importante de nossa Simão Dias, cantora que bem engrandece a terrinha:
"VOCÊ NÃO VALE NADA MAIS EU GOSTO DE VOCÊ."
Gosta faz bem. Ruim é não ter um alguém no coração.
E viva o amor. Viva o dia dos SANTOS ANJOS.
BOM FIM DE SEMANA!