Visitante nº

quarta-feira, 1 de julho de 2009

OS IMORTAIS CAPA-BODES

Livro
Todos nós somos filhos ilustres de Simão Dias. Cada ser humano possui o seu quê de importância. O padeiro, o pedreiro, o homem do campo todos são relevantes, assim como o médico, o dentista, o advogado e alguns políticos.
Há outros que são personalidades ilustres pelas obras escritas, pelos livros.
Não se pode olvidar de PAULO DANTAS, capa-bode, nascido em Simão Dias no dia 13 de janeiro de 1922. Já falecido. Paulo Dantas era pesquisador e escritor. O autor foi premiado pela Academia Brasileira de Letras em razão de seu livro de ficção CIDADE ENFERMA, recebeu o prêmio Coelho Neto.
Jorge Barreto, pesquisador, historiador e jornalista. Livro: MINHA TERRA E MINHA GENTE, existe na Biblioteca do Memorial. Fala das famílias tradicionais de Simão Dias. Com os novos tempos, toda família é tradicional. Dê ao pobre oportunidade e verá como é ele capaz. Uma nova classe brilha em Simão Dias são os emergentes, nasceram pobres, sem dotes, não receberam heranças, mas venceram na luta do dia a dia, são dotados de capacidade e prosperidade.
Paulo de Carvalho Neto, embaixador e escritor;

Gervásio Prata ;
Joaquim Góis, um ex-soldado da volante de Sergipe, escreveu o livro: LAMPIÃO, O ÚLTIMO CANGACEIRO.

Carvalho Neto, grande jurista e escritor. Vários são os livros de Carvalho Neto entre eles; Advogados COMO VIVEMOS, COMO SOFREMOS. No Direito Penitenciário, é bem citado em todo Brasil.

O tio do governador Déda, o desembargador aposentado Artur de Oliveira Déda é escritor, sendo membro da Academia Sergipana de Letras cuja cadeira é a 28.
O poeta Edivânio Andrade, livro O PÓ E O VENTO.
Dona Bebé é grande poetisa, passou mais de 40 anos no Leprosário.


José de Carvalho Déda, avô do governador, nasceu em Paripiranga-BA, mas é considerado como filho de Simão Dias. Escreveu: Simão Dias - Fragmentos de Sua História, Formigas de Asas e Brefáias e Burundangas do Folclore Sergipano.
Outro nascido em Paripiranga é o professor Udilson que escreveu um bom livro de poesias: PALAVRAS À MEIA LUZ.

A IMORTALIDADE É MAIS ACENTUADA PELAS OBRAS!

PROMOVER CULTURA CONSTITUI ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO!