Visitante nº

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O GUARDA FISCAL

Nasci no Calçadão da Joviniano de Carvalho, antigamente rua Joviniano de Carvalho. Rua que tem o nome de um ex-deputado federal por várias legislaturas, avó do ex-governador de Sergipe - Celso de Carvalho. Em Simão Dias, a Exatoria Estadual ficava vizinha a relojoaria de Seu Romeu. Quase em frente a nossa casa, antiga sede do BANESE. O exator era Seu Oscar que a gente chamava Seu Oscar da Parzinha, isto na ausência, porque na presença era Seu Oscar exator.
Lá na exatoria trabalhava Seu Manoel, pai do governador Déda, Barbosa Guimarães, rei momo no clube Caycara Clube. Bom fotógrafo. Não era lampe-lampe não. A foto era dura-dura no tempo. Outros guardas , Seu Aristeu, tio do senador Antônio Valadares, Alexandre, Nélson de Bia, Carlinhos de Pedro Justino, Carlinhos de Valério, Dona Rita de Jerônimo de Santa Bárbara.
Toda essa gente não me sai da lembrança, visto que os cafezinhos e os corpos d'água eram tomados na bodega de meu pai.
O time dos fiscais foi perdendo a escalação, muitos foram convocados pelo técnico da seleção do céu, São Pedro, entre os escolhidos: Seu Oscar, Barbosa, Alexandre, Dona Rita, Aristeu Valadares, Carlinhos de Pedro Justino.
O bodegueiro também fora convocado.
Outros ficaram para contar a história: Carlinhos de Valério , Nélson de Bia, Seu Manoel.
O guarda fiscal tem agora outro nome auditor fiscal.
Os auditores fiscais estão em greve em Sergipe.