Visitante nº

terça-feira, 28 de julho de 2009

LAMPIÃO HERÓI OU BANDIDO


A filha de Lampião mora na Capital de Sergipe, Aracaju. Uma senhora calma, de 77 anos. Seu nome dona Expedita. Nascida no município sertanejo de Sergipe Porto da Folha. Quando o rei do Cangaço, Lampião, fora assassinado no município de Poço Redondo-SE, Dona Expedita tinha 5 anos. Fora criada por João Ferreira, único irmão de Lampião que não entrou no Cangaço.
No dia 28 de julho de 1938, Onze cangaceiros foram mortos na grota do Angico, município de Poço Redondo, pela polícia das Alagoas, sob o comando do sargento João Bezerra.
Há muitas estórias, histórias e boatos de Lampião.
O cangaço durou vinte anos. Entre Sergipe e Bahia, Lampião passou uns dez anos. Protegido e dando proteção aos fazendeiros, políticos influentes.
Dizer se Lampião é herói ou bandido, nas terras nordestinas , as opiniões são divergentes. Para uns herói , para outros, bandido.
Lampião para o turismo do Nordeste é formidável. No mês de junho, o Nordeste inteiro é só festa, dança quadrilha. dança forró. Uma quadrilha junina, que não é de ladrão, mas de dançarinos vestidos de cangaceiros, a estrela maior é Lampião, sem esquecer de Maria Bonita.
Luiz Gonzaga, rei do Forró, com o chapéu a moda Lampião , bem divulgou à terra nordestina.
Livros de Lampião são sucesso em todas as livrarias.
É preciso criar o MUSEU DE CANGAÇO em Sergipe, uma idéia excelente da neta de Lampião Vera Ferreira.
O resultado de herói ou bandido não se sabe ao certo, todavia, há uma grande certeza Lampião traz lucro, nos tempos atuais, para todo Nordeste, no turismo, no artesanato, na cultura.
Cristo Redendor é o símbolo do Rio de Janeiro , Paris com a Torre Eiffel e o Nordeste com o seu grande símbolo Virgulino Ferreira da Silva, Lampião.