Visitante nº

sábado, 29 de agosto de 2009

A VIDENTE


Anastácia sempre foi uma menina reservada. Desde os quatro anos, tem uma convivência com o seu anjo da guarda, guia espiritual. O segredo sempre manteve e nunca contou a ninguém que conversava com o sobrenatural. A mulher torna-se frágil, quando está amando. Anastácia até os 19 anos nunca tinha sido beijada, acariciada. As meninas na escola a chamavam de Santinha. De casa para escola e, todos os dias, Anastácia frequentava à Igreja. Não era fria. O desejo da carne veio despertar no primeiro dia do beijo, logo com quem? Com Sérgio, mulherengo, safado, sem-vergonha. O sujeito tinha o vício de mulher. Bandido, se fez de romântico, mandou flores, beijou as mãos, enviou versos de Vinícius de Moraes. Um mês depois, o sangue jorrou no lençol branco, o hímen foi rompido e adeus uma virgem.

Quando o sujeito engravidou uma outra menina, Anastácia já sabia. A notícia não foi contada por nenhuma fofoqueira de salão de beleza, beata e nem por nenhum fofoqueiro de esquina. A triste mensagem veio por intermédio de sua guia espiritual.

Anastácia passou seis meses em depressão. Chorar era com ela mesmo. Um rio de lágrimas é exagero, é coisa da poesia. Vontade de morrer, ela até teve, ainda bem que não era suicida, assim poderia ter feito uma besteira. Quando o menino nasceu, Anastácia tão logo soube.

Sérgio ficava intrigado, quem poderia ter contado?

Pensou logo em Jair. Aquele sujeito não tinha papa na língua. O Jair, na escola, tinha o nome de brasinha.

De tanto acusar Jair , Anastácia ficou com a consciência pesada e contou a verdade: o diálogo com a guia do além.

Sérgio matutou:

"Anastácia está doida. Ninguém conversa com alma do outro mundo."

Sérgio terminou o namoro. Em silêncio: "Que doideira, namorei uma maluca."


Outro dia, Sérgio recebeu um telefonema de Anastácia:

- Leve seu carro na oficina, o motor está solto.

Sérgio levou seu carro na oficina. Ela acertou na mosca.

" Meu Deus! Fiz mal juízo de Anastácia!"

O namoro retornou. Sérgio é comerciante. Continua safado, sem-vergonha, mulherengo. Anastácia sabe disso...


Anastácia vive em Sergipe. Já disse a Sérgio:


"Ainda este ano, uma autoridade de governo vai ter problema grave de saúde: coração.


Sérgio, em tom de brincadeira:

"Meu amor, coração não é doença, é amor."



sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A FRUTA DO PODER

Em 1970, eu me era um menino na cidade nordestina de Simão Dias. O presidente da República era Emílio Garrastazu Médici. O nosso prefeito era o senador Antônio Carlos Valadares. A campanha do Governo Federal era : "BRASIL, AME-O OU DEIXE-O." Os militares, naquele tempo, governava o país.
O Brasil agora é governado pelo nordestino, retirante pernambucano, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores - PT. O partido decidiu está ao lado do presidente do senado José Sarney na chamada crise do senado. O senador Eduardo Matazzo Suplicy em seu discurso dá e apresenta um cartão VERMELHO para Sarney. O presidente da República não gostou. Em 2005, dois senadores, que estavam insatisfeitos, deixaram o PT, o senador por Brasília Cristovam Buarque e a vereadora de Maceió, Luíza Helena, que fora senadora. A professora Marina Silva, senadora do Acre, já deixou o barco do PT e vai entrar no pequeno barquinho do Partido Verde - PV.
Poderiam os radicais petistas dizer ao senador por São Paulo, Eduardo Suplicy, "AME-O OU DEIXE-O." A política radical não faz sucesso nos tempos atuais. Nos anos 30 sim, época dos coronéis nordestinos.
Os idealistas e radicais dirão que o governo de Sergipe de Dr. Marcelo Déda Chagas é repleto de inimigos, gente que é aliado de alma do ex-governador, Dr. João Alves Filho.
Um secretário de Estado disse em mesa de bar, tomando uma cerveja, o homem gosta da branquinha também:
"O governo de Déda é como uma MELÂNCIA: por dentro é VERMELHO, mas fora é VERDE." Ninguém entendeu e o secretário explicou:
_ O verde da melância não se come, mas o vermelho sim.
Na campanha política de 2006, o Vermelho era do PT e o Verde do DEM. E a turma de Déda dizia com os homens de governo de João Alves: "VERDES POR FORA E VERMELHOS POR DENTRO."
AME-O OU DEIXE-O para quem possui Cargo de Confiança, não possui valia, é relevante o contracheque no fim do mês.
Há uma frase do ex-prefeito de Simão Dias, Zé Valadares, irmão do senador Valadares, padrinho de batismo do governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas: " NO BRASIL, HÁ DOIS PARTIDOS: OS QUE ESTÃO MAMANDO E OS QUE QUEREM MAMAR."

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA

As cinco crianças prodígio mais impressionantes do mundo!

Qua, 26 Ago, 05h11

Por Redação Yahoo! Brasil

Kim Yong-Ung: com apenas 4 anos, já estava na faculdade e aos 15 já tinha o maior QI do mundo

Nascido em 1962, esse pequeno gênio coreano já lia em japonês, coreano, alemão e inglês com apenas quatro aninhos. Com nove anos recebeu o título de Doutor "Honoris Causa" em Matemática Espacial e Cálculo Diferencial. Aos 12 anos recebeu igual título em Física Nuclear. É considerado o gênio mais completo da história da humanidade. Seu QI: 210, repetimos. Ninguém jamais alcançou tal grau.

Gregory Smith: com apenas 12 anos foi nomeado para receber o Nobel da Paz

Nascido em 1990, esse menino já podia ler com apenas dois anos de idade aos 10, se matriculou na universidade. E quando não estava estudando, Gregory viajava pelo mundo com ativistas buscandoo os direitos da criança. O menino é tão cheio de iniciativas que fundou a International Youth Advocates, uma organização que promove passeatas pela paz e compreensão entre os jovens de todo o mundo. Ele já se encontrou com Bill Clinton e Mikhail Gorbachev e já deu um aulão para os membros da ONU. Por tudo isso, foi nomeado quatro vezes para receber um Prêmio Nobel da Paz. Sua última conquista? A carteira de motorista.

Akrit Jaswal: com sete anos, o menino já era cirurgião

"O menino mais inteligente do mundo": sim, este é como Akrit tem sido chamado. E é fácil entender o motivo. Com um QI do menino é 146, ele é considerado o mais inteligente na Índia e olha que o país possui mais de um bilhão de habitantes.

Em 2000, Akrit executou o seu 1º procedimento médico em sua casa, com apenas sete anos de idade. Ele operou uma menina de oito anos com mão queimada em um incêndio, o que fez com que seus dedos grudassem. Mesmo sem nenhuma formação médica e sem experiência de cirurgia, ele conseguiu desgrudar os dedos e ela foi capaz de utilizar a mão novamente. Com doze anos, Akrit disse estar próximo de descobrir uma cura para o cancro. Agora ele está estudando em Chandigarh College e é o mais jovem estudante da universidade indiana.

Aelita Andre: com dois anos, ela já fazia uma exposição de arte

A pequena Aelita foi descoberta por um diretor de uma famosa galeria de arte, Mark Jamieson, que gostou do que viu nas obras dela e concordou em incluí-la na galeria. Só que o diretor da galeria não sabia que a pintora dos quadros tinha só um ano e dez meses na época. Jamieson colocava convites e anúncios em revistas de arte para chamar mais gente para o evento, apresentando as pinturas. Quando soube que a grande artista era um bebê, quase não acreditou.

Fabiano Luigi Caruana: com 14 anos já era mestre em xadrez

Em 2007, com 14 anos, 11 meses e 20 dias, este menino foi o mais jovem campeão de Grandmaster do xadrez da história da Itália e dos Estados Unidos, pois ele tem dupla cidadania. Atualmente, no ranking da FIDE de 2009, ele tem 2649 pontos,sendo assim classificado como o melhor enxadrista do mundo, com 18 anos.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DEFENSOR PÚBLICO DAS PROSTITUTAS

Eu me nasci numa cidade do interior do Nordeste - Simão Dias - SE - Tão famosa por ser a terra dos governadores, foram quatro homens do poder: Pedro Freire de Carvalho, Sebastião Celso de Carvalho, o atual senador Antônio Carlos Valadares e o governador Déda. Os dois primeiros já viajaram no trem sem retorno. Os outros dois estão aí no poder. No momento, são ambos aliados, mas política não é ciência exata, possui sempre uma variável: o aliado de hoje, adversário amanhã; este passa a ser aliado e aquele adversário. Podemos dizer que a política é uma Torre de Babel, quem tentar entender, a cabeça transforma em caos. Se os dois simão dienses serão aliados ou adversários em 2010, há muita dúvida no ar!?
Simão Dias foi por muito tempo também a Terra dos Cabarés. Lá tínhamos o BICO-DA-ASA, MARÉ MANSA, O ENTRE-COXAS, A ILHA DAS COBRAS, O DAMA-DA-NOITE. O mais famoso era o Bico-da-Asa. Políticos e homens do povo frequentavam o cabaré. Um ex-deputado fora apaixonado por Bisqui, uma pequena prostituta. A paixão não discrimina, nos anos 30 , o poeta e compositor Noel Rosa também se apaixonou por uma prostituta de nome Ceci e era casado com uma sergipana, Lindaura Martins. No Rio de Janeiro tinha o cabaré da Lapa, a imortal Dercy Gonçalves fora cantora de cabaré.
Quando me formei em Direito, retornei ao solo natal. Por muito tempo, advoguei para as pobres putas. Na maioria das vezes gratuitamente. Os filhos das prostitutas foram meus colegas de infância, entre meninos, naquele tempo, não havia discriminação. Brincávamos de bola, estudávamos no Grupo Escolar Fausto Cardoso, o mesmo que o governador Déda estudou.
A cidade continua sendo a Terra dos Governadores. Simão Dias possui dois móteis. Os cabarés já não existem.
No dia a dia, a prostituta tem um novo nome Garota de Programa. O livro de Bruna Surfistinha:
O DOCE VENENO DO ESCORPIÃO é sucesso de vendas. A autora uma ex- garota de programa. A atriz Débora Seco vai interpretar Bruna Surfistinha no cinema. Ela vai substituir karen Junqueira.
Tenho uma amiga que é Garota de Programa, faz curso universitário. Um dia eu lhe disse:
_ Menina, deixa disso, vai trabalhar...
Respondeu-me:
_ Fácil dizer. Quem vai pagar a minha faculdade? O ideal difere da realidade.
Hoje, eu me sou Defensor Público e, de quando em quando, encontro minhas ex-clientes que me pedem um real para comprar balas para os netos.
E disse um amigo meu, empresário, advogado, professor universitário na cidade do Rio de Janeiro:
"OS ESCROPÚLOS SÃO NA MEDIDA DA PRECISÃO."
QUAL A SUA OPINIÃO?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

SOLDADO E LAMPIÃO

DUQUE DE CAXIAS


Conheço pessoalmente Dona Alcinda, filha de João Bezerra, mora em Aracaju-SE. O seu pai, em 1938, na grota de Angico, município de Poço Redondo-SE, foi o sargento da Polícia Militar do Estado das Alagoas que comandou o extermínio de 11 cangaceiros, entre os mortos Lampião e Maria Bonita. O drama sofrido por Dona Alcinda é semelhante ao de dona Expedita, filha do rei do Cangaço. Foram ambas criadas por parentes e amigos. Era preciso negar a paternidade, senão poderia ter morrido. Dona Expedita também habita na Capital de Sergipe.
Lampião chamava o soldado de macaco.
O sargento Elias Marques de Alencar, de 96 anos, vive nas Alagoas e combateu Lampião.
Hoje, no Brasil, 25 de agosto é o dia do soldado. O patrono é Luís Alves de Lima e Silva, DUQUE DE CAXIAS, carioca, nascido no Rio de Janeiro no dia 25 de agosto de 1803 e faleceu no dia 7 de maio de 188O. Foi dos comandantes na Guerra do Paraguai de 1864 a 1870. Conhecida como guerra da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai.
O soldado brasileiro em alguns Estados podem comemorar. O pequeno Estado de Sergipe, o soldado da Polícia Militar ganha bem!

Na guerra da CRISE FINANCEIRA, é preciso possuir um bom salário do soldado ao coronel, do servente ao doutor.

DESGRAÇA E A LUTA

A SAGRADA FAMÍLIA E DA ORDEM (1648) de Nicolas Poussin, Encontra-se no Museu de Louvre em Paris.


Nascer duma família rica é um privilégio. Ninguém deve lamentar o nascimento. Afinal, a vida é luta. Muitos foram os que brotaram de lares opulentos e estão na falência. Outros nascidos sem berço d'ouro, lutaram e venceram. No dia a dia, há vários exemplos. Há um dito popular:

"Que urubu quando está de azar, o de baixo caga no de cima." A natureza possui a brisa e também o furacão.

Ruim é desistir. Viver é lutar!


Escrevemos, há muito tempo, um poema DESGRAÇA E A LUTA:

QUANDO A DESGRAÇA BATE À PORTA,
VEM REPLETA DE COMPANHEIROS,
MONSTROS, PESSIMISMO E DEPRESSÃO...
O HOMEM CAI EM DESESPERO!
A ALMA FICA QUASE MORTA!
O SER, INERTE, SEM AÇÃO!
É MISTER SEMPRE LUTAR...
VIVE-SE DA BOA E MÁ SORTE!
NOS PASSOS DO DIA A DIA,
OU SE É CORDEIRO
OU SE É COIOTE.
JAMAIS LAMENTAR
E LUTAR ATÉ À MORTE!

domingo, 23 de agosto de 2009

MICHAEL JACKSON E JACKSON DO PANDEIRO

Estátua de Jackson do Pandeiro em Campina Grande na Paraíba


Luiz Gonzaga é o rei do Baião e Jackson do Pandeiro , O REI DO RITMO. MICHAEL JACKSON nasceu nos Estados Unidos no dia 29 de agosto de 1958, o rei do Pop. O mundo ainda chora a sua morte. E o povo brasileiro também tem o seu Jackson. Jackson do Pandeiro. Coincidência, ele também nascido no mês de agosto, no dia 31 de agosto. Faleceu no dia 10 de julho de 1982. Lá na cidade da Crise do Senado, Brasília. O Jackson do Pandeiro, com aquele bigodinho, nordestino autêntico, bateu , levou... Muitos são os eleitores do senador Aloízio Mercadante do PT que estão arrependidos pelo voto dado ao homem de bigode vasto. Anunciou à renúncia e depois ... A palavra no passado era cumprida e os acordos eram firmados por intermédio de um fio do bigode. O tempo mudou. O senador paulista, no próximo ano, será julgado pelos eleitores . O voto é a arma do cidadão. Mercadante não será julgado por corrupção, ainda bem! Quem assassina a esperança, merece condenação ou absolvição?
Mas vamos a Jackson do Pandeiro, ele nasceu em Alagoa Grande na Paraíba.
Esta letra de composição de Zé Catraca, era uma música cantada por Jackson do Pandeiro, O PUXA-SACO:


Vou arranjar
Um lugar de puxa-saco
Que puxa-saco
Tá se dando bem
Tô querendo é clalerar
Eu não quero é trabalhar
Nem fazer força pra ninguém
A gente trabalha tanto
E não consegue o que quer
Quem anda puxando o saco
Está comendo de colher

Eu não me importo
Que me chame de chaleira
De cheleleu ou bajulador
Com dinheiro no boto
Pra derreter
Eu quero nem saber
Se eu sou bajulador

A gente trabalha tanto
E não consegure o que quer
Quem anda puxando o saco
Está comendo de colher
SERÁ QUE VALE A PENA SER AUTÊNTICO NO MUNDO DA HIPOCRISIA?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

AGOSTO - DESGOSTO DE LULA

Senadora Marina Silva e Presidente da República - Luiz Inácio Lula da Silva


Coincidências ou fenômenos inexplicáveis? Conheço um amigo que casou por quatro vezes, duas mulheres se mataram, uma fugiu e a quarta ficou com deficiência física. Outro, empresário bem sucedido, quatro mulheres cometeram suicídio. Uma ex-namorada, você querendo eu lhe apresento, viúva por três vezes.

E vamos ao mês de agosto. Em agosto, 29 de 1958, nasceu o cantor Michael Jackson, fenômeno da música, que começou a cantar aos 5 anos. O cantor morreu antes de completar 51 anos. O presidente da República do Brasil, o gaúcho Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, cometeu suicídio.

Já que estamos falando em político, neste mês de agosto, dois senadores do Partido dos Trabalhadores: MARIA OSMARINA MARINA SILVA VAZ DE LIMA, ela nascida em 8 de fevereiro de 1958 no Acre e FLÁVIO ARNS, ele nascido em Curitiba-PR em 9 de novembro de 1950. A senadora formada em História pela Universidade do Acre e o senador em Direito pela Universidade do Paraná (UFPR) e em Letras pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) . Ambos deixaram o Partido dos Trabalhadores (PT).

Não é a morte do PT, mas é um desgosto para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

NAS MANHÃS DE SETEMBRO, AS COISAS PODEM MUDAR!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MULHER, PRAZER E CERVEJA

Quadro do Renascimento, a gordura já foi símbolo da Beleza


No passado, a mulher que bebia era discriminada. A mulher moderna bebe tal qual o homem. No Nordeste brasileiro, enquanto uns dançam forró, mulheres e homens bebem cerveja. Beber cerveja não é privilégio do sexo masculino.
E para alegrar as mulheres boas no copo de cerveja, a UNIVERSIDADE DE EXTREMADURA, na Espanha, fez uma pesquisa que constatou um hormônio FITOESTROGÊNIO, presente na cerveja. Ele aumenta a densidade dos ossos femininos, prevenindo o organismo de doenças ósseas - osteoporose. Entretanto, é preciso beber moderadamente, senão o efeito é contrário.
Foram 1700 voluntárias, com idade média de 48 anos. Ingeriram 280 gramas da bebida por semana.
A substância é um hormônio que tem ação semelhante ao estrogênio no organismo feminino e pode ser encontrado em diversos alimentos como a soja e a cevada.
E para as mulheres que não bebem, a dica é a soja.
AMANHÃ É SEXTA-FEIRA, A GENTE FELIZ VAI À FESTA COM MULHER E CERVEJA!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

INSEGURANÇA NO CAMPO


A falta de Segurança é geral em todo Brasil, quer na cidade , quer no campo. O sonho da vida campeste, bucólica tornou-se pesadelo. O homem do campo fugindo para a cidade, visando segurança; na cidade, a segurança pede socorro. Vivemos no medo, na insegurança, o caos na falta de segurança já está estabelecido de Norte a Sul, Leste a Oeste.


A canção Casa no Campo dos compositores Zé Rodrigo e Tavito, na voz da saudosa Elis Regina:

"EU QUERO UMA CASA NO CAMPO
ONDE EU POSSA COMPOR MUITOS ROCKS RURAIS
E TENHA SOMENTE A CERTEZA
DOS AMIGOS DO PEITO E NADA MAIS
EU QUERO UMA CASA NO CAMPO
ONDE EU POSSA FICAR NO TAMANHO DA PAZ..."


A canção , nos tempos atuais , é utópica. A paz no campo transformou-se em terror, medo, insegurança, os bandidos encapuzados invadem as propriedades rurais, roubam, furtam, sequestram e matam.

O campo era cheio de alegria, de gosto. O sonho dos aposentados era uma casa no campo, um sítio. É loucura permanecer neste sonhar. É crime ter uma espingarda em casa. Pobre espingarda! Os meliantes, bandidos mesmos, vêm com armas pesadas, muitas vezes , a própria polícia não as possui.


O poeta da Inconfidência Mineira Cláudio Manuel da Costa (1729 a 1789) falava , em seus versos, do campo da Alegria, vejamos:

"Quando cheios de gosto , e de alegria
Estes campos diviso florescentes,
Então me vêm as lágrimas ardentes
Com mais ânsia, mais dor, mais agonia."

Observa-se que o campo era alegre, entretanto, a alma do poeta era triste. O poeta se matou no cárcere.


Devemos confiar na polícia, se existe o mau policial, também há o mau advogado, juiz, promotor, político. Não podemos generalizar, sob pena de cometemos injustiça.

É PRECISO CRIAR A POLÍCIA DO CAMPO. O HOMEM DA ZONA RURAL NÃO PODE SER DISCRIMINADO!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A CACHORRA HEROÍNA

O médium Chico Chavier e sua cachorra Boneca


Se escuta muito de quem gosta de cachorro: "Não troco o meu cão por nenhum ser humano." Não entro em sintonia com o dito. Mas gostar de animais faz bem a alma humana.

O médium Chico Xavier, que tanto bem fez a humanidade, tinha uma cachorra de nome boneca.

Quando ele chegava em sua casa cansado, ela vinha toda festeira, balançando o rabo, latindo e o velho Chico dizia:

"Ah! Boneca, estou com muitas pulgas!"

Os animais possuem também o seu dia derradeiro, a cachorra morreu, Chico chorou muito. Enterrou-a em seu quintal.


O advogado Oliveira riu muito, quando outro dia eu disse:


- A GENTE PARA CONHECER O SER HUMANO É PRECISO INDAGAR: SE GOSTA DE PLANTAS, ANIMAIS E CRIANÇAS.

Qual não foi minha surpresa, vi certo dia com um cachorro basset da mesma raça de PITOCO, o cachorro do filho do governador de Sergipe, Marcelo Déda, que desapareceu no ano passado do Palácio do Governo. A notícia saiu na revista Veja coluna RADAR online. Foram dias de desesperos para a família de sua excelência. Ainda bem, que o cachorro PITOCO apareceu com sua patinha machucada.

Meu amigo Aníbal falou: " O cachorro Pitoco vale mais do que os puxa-sacos de governo, sai um governador, vem outro e os puxa-sacos da conveniência não possuem fidelidade, querem sempre uma boquinha. São capazes até de jogar praga na própria mãe, caso o governador ordene. O puxa não é fiel ao homem, mas ao poder. "

Mas Pitoco não é um privilégio só do filho do governador, há muitos Pitocos em todo mundo. Na internet, uma moça, de nome CIDA, lamenta a doença de seu Pitoco, está com câncer de fígado.

Estava eu no funeral do ex-governador de Sergipe, Celso de Carvalho, quando recebi a notícia que ladrões assassinaram a cachorra Serena, de meu filho Marcos Vítor, ela uma rask siberiana, valente. A pobre coitada! Morreu lutando. Provavelmente, feriu um dos marginais. Os ladrões saíram frustrados, na casa, em reforma, só havia livros.

VIVEMOS DO QUE PLANTAMOS, QUEM SEMEIA TEMPESTADE, NÃO PODE COLHER CALMARIA! OS ASSASSINOS NÃO PODERÃO RECEBER UMA FLOR DA PRIMAVERA!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A MORTE D0 BOI


Minha primeira escola pública foi o Grupo Escolar João de Mattos Carvalho na cidade de Simão Dias-SE. O homenageado era pai do ex-governador de Sergipe, Sebastião Celso de Carvalho recentemente morto. O caminho da escola era de morte, estrada de lama, o grupo era próximo ao cemitério São João Batista. Vizinho tinha um sítio de seu Pierre, as mangas furtadas por nós meninos eram bem gostosas.

Não apelarei para o versos do poeta Cacimiro de Abreu: "Ó QUE SAUDADE QUE EU SINTO DA MINHA INFÂNCIA QUERIDA, QUE OS ANOS NÃO TRAZEM MAIS..." Tudo tem seu tempo. Era excelente agora, da televisão, do computador, o mundo da internet. Naquele tempo, a gente ia assistir televisão ou na casa de Dr. Aguiar ou de Seu Tota. Dona Letícia, mulher de Seu Tota, recebia bem os meninos, não fazia distinção entre os filhos das prostitutas do Bico-da-Asa e os filhos das outras que tiveram a boa sorte de não se tornarem putas. A velha Letícia perdia a estribeira, quando o peido se assentava no salão, coitada da finada, ia cheirando os meninos. O autor do fedor era posto no olho da rua Joviniano de Carvalho - Calçadão. Muitas vezes, o inocente pagava pelo pecador. A punição não era perpétua, noutro dia, o menino inocente ou peidão retornava . Dona Letícia era uma pessoa boa! No mês de dezembro, natal, distribuia presentes para os pobres.

No grupo, a nossa diretora era dona Toinha, tinha estatura pequena. Éramos obrigados a cantar o Hino Nacional, antes de entrar na sala. O Brasil vivia o Governo dos Militares.

De vez em quando, depois do Hino, tinha outras canções, uma dizia : "Cantemos feliz, hoje é sexta-feira, dia de alegria..." Estudante adora quando não há aula. Adeus, sexta-feira, só segunda-feira.

Sexta-feira, dia de alegria. Na praça de São João, tinha a casa de Herval de Zé Ribeiro, seu pai era marchante, vendedor de boi no talho da carne. Os meninos jogavam futebol de time botão, por lá aparecia o menino Marcelo Déda, hoje governador de Sergipe. A irmã de Herval, Hilda, era a magra mais bonita do lugar. Foi minha colega no Colégio Carvalho Neto.

Sexta-feira, os bois passavam pelas ruas da cidade. Uns iam calmamente. Coitados! Se soubessem que estavam seguindo o caminho da morte! A gente também não sabe o nosso último dia! O matadouro ficava bem próximo da casa de Herval. E lá estávamos para festejar o boi dando trabalho ao vaqueiro Celino, que era famoso na região. Acreditava-se que jogando sal no fogo, o boi ficava enfezado, raivoso, rebelde. O sal era lançado nas chamas que não é do inferno. Era emocionante! o boi correndo nas ruas, o povo correndo e a gente festejando. Menino é assim mesmo! Quando o boi entrava numa casa de porta aberta, saía quebrando tudo.

Depois uma confusão danada para o Delegado. Seu Delegado era o juiz, o promotor, o conciliador. Coisa do interior! Os tempos mudaram. Delegado agora é concursado, de carreira, adeus indicação!

No açougue, a carne do boi rebelde demorava a vender. O marchante muitas vezes tomava prejuízo. A carne ficava escura.

VIVEMOS NO DIA A DIA COMO OS DOIS BOIS DO MATADOURO: UNS ACEITAM AS CIRCUNSTÂNCIAS, OUTROS SE REBELAM!

sábado, 15 de agosto de 2009

GOVERNADOR DÉDA E O TEMPO

GOVERNADOR DE SERGIPE - Marcelo Déda Chagas


Fui ao funeral do ex-governador de Sergipe, Dr. Celso de Carvalho. Ele nascido em Simão Dias-SE, no dia 24 de janeiro de 1923, tinha 86 anos. Aos 24 anos, em 1947, foi prefeito de Simão Dias. Tornou-se deputado estadual em 1955. Com o Golpe Militar, de 1964, era o vice-governador de Sergipe, com a queda do governador Seixas Dória, Sebastião Celso de Carvalho assumiu o governo, depois dos anos 70 , Celso de Carvalho foi deputado federal.

O ex-governador era um homem de uma conversa agradável. Muitas vezes tive o privilégio de dialogar com o Dr. Celso.

No lançamento de meu primeiro livro - CORPO E ALMA, o ex-governador de Sergipe esteve presente.

O ex-coroinha da Igreja de Nossa Senhora Sant'Ana, o governador Marcelo Déda Chagas, no templo, fez um emocionante discurso. No funeral, estavam presentes os ex-governadores: Deputado Federal Albano Franco, senador Valadares.

O desembargador aposentado, tio do governador, Oscar de Oliveira Déda, também falou, citando trechos bíblicos de Eclesiastes:


" Há tempo de nascer, há tempo de morrer."


Em Sergipe, já houve o tempo dos governadores: Maynard, José Rollemberg Leite, Arnaldo Garcez, Leandro Maciel, Luiz Garcia, Seixas Dória, Dr. Celso, Augusto Franco, João Alves, Valadares, Albano Franco. Estamos vivendo o tempo do governador Marcelo Déda.

DEPOIS DE DÉDA, DE QUEM É O TEMPO?


Um coisa é certa, A MORTE É O TEMPO DE TODOS NÓS!


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MORTE DO EX-GOVERNADOR DE SERGIPE

SEBASTIÃO CELSO DE CARVALHO - Ex-governador de Sergipe



Simão Dias fica no Nordeste Brasileiro. A cidade que faz fronteira com a Bahia, precisamente com o município de Paripiranga. Possui fama de ser a cidade dos governadores, de Simão Dias foram governadores de Sergipe: Pedro Freire de Carvalho, 1914, Sebastião Celso de Carvalho de 1964, Antônio Carlos Valadares, 1986 e o atual governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas, que fora eleito em 2006.

Morreu no dia de hoje , em Aracaju, o ex-governador de Sergipe, Sebastião Celso de Carvalho. Fora prefeito de Simão Dias em 1947, deputado estadual, vice e governador, deputado federal.

Será enterrado amanhã no Cemitério São João Batista em Simão Dias às 10 horas da manhã.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas estará presente no funeral e também o senador Valadares, ex-governador.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

INSEGURANÇA FEMININA

JOANA D'ARC nascida na França em 1412, participou da Guerra dos Cem Anos entre a França x Inglaterra. Acusada de feitiçaria, fora queimada viva em 1431. Canonizada pela Igreja Católica 1920. Santa Joana D'ARC.






As mulheres no dia a dia são guerreiras. Vão à luta. A cada novo dia, as mulheres têm conquistado espaços, são juízas, promotoras, procuradoras, defensoras, empresárias, comerciantes, parlamentares.
A discriminação contra a mulher está diminuindo. Até a Constituição de 1934, a mulher não podia votar. O partido político, obrigatoriamente, nos tempos atuais, tem que reservar o percentual para a candidatura da mulher, sob pena de punição.
Vivemos o século XXI, tempo da fêmea, da mulher. Há a Delegacia da Mulher. Não é privilégio, mas visa a barrar os maus-tratos sofridos pela mulher. A Lei Maria de Penha pune o homem que agride, fere, discrimina a sua companheira.
Há uma indagação: A mulher é segura de si mesma? Acreditamos que a insegurança é inerente ao ser humano.
A psicóloga e vidente Sofia Alves escreveu um texto:
INSEGURANÇA FEMININA

Ser mulher!
Fala-se em mulher:
Mulher recatada,
Mulher distinta,
Mulher descarada,
Mulher sacana,
Mulher que ama,
Mulher que vive e visa o ter,
Mulher que sonha e fantasia,
Mulher que dá valor ao tesouro,
Mulher doméstica,
Mulher juíza, promotora, empresária, professora, operária...
Todas elas não diferem a insegurança no dia a dia.

Você que acha: A mulher é segura ou insegura?

terça-feira, 11 de agosto de 2009

NOVA CARA DO BRASIL


O Brasil mudou para melhor. A polícia Federal a cada novo dia mais eficiente. Os representantes do Ministério Público bem fiscalizando. Denunciando administradores corruptos.

Ricos processados e sendo presos. A Justiça Penal, que ainda se diz que é para pobres, putas e pretos, está com um novo perfil.

Os que não podem pagar um advogado, possuem o trabalho da Defensoria Pública. Embora esta precisa melhorar em todos os pontos de vista: com salários dignos para os Defensores Públicos, prestação eficiente no atendimento ao público e todas as cidades do interior devem ter um Defensor Público. Afinal, o Estado que paga bem para acusar, deve também ofertar igualdade para a defesa.

Diz Rui Barbosa: "Haverá um dia que o homem sentirá vergonha de ser honesto." Diremos plagiando o intelectual baiano, haverá um dia que o homem se orgulhará de ser honesto.

O BRASIL CAMINHA PARA UMA NOVA CARA, OS INTELECTUAIS DIRÃO : "UM NOVO SEMBLANTE."

Cara e semblante é a mesma coisa, o bom mesmo é a mudança.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MORTE DO SAFADO

A pintura é de Jacobo Robusti, conhecido como Tintoretto, nascido em Veneza na Itália em 1518. Artista do Renascimento.



Anastácio não podia ver um rabo-de-saia, quando passava uma mulher ou de anca grande ou pequena o sujeito estava de olhos vidrados . Caminhoneiro da Rio-Bahia, fora casado por cinco vezes. Filhos tinha uns quinze. Nascera na cidade de Itabaiana-SE. Dançar forró era com ele mesmo. Começou a dançar , quando tinha 13 anos. O pra lá e pra cá aconteceu no dia de Santo Antônio, padroeiro de Itabaiana. E no 13 de junho, pegou também sua primeira doença venérea com Dorizete, uma rapariga vinda de Coronel João Sá na Bahia. Curou a doença nas garrafadas de Dona Anita, barraqueira da cidade.
Anastácio tinha 45 anos, quando o Dr. Nicolau anunciou:
_ O senhor está com câncer no pênis!
_ Doutor, tem cura?
_ Sua doença está em estágio avançado, é precisa cortar o pênis !
Anastácio ficou um vivo-morto. E agora, Anastácio?
O homem não demorou muito. Pegou um revólver 38 e deu um tiro no ouvido.

Prefiriu morrer. E não deu gosto as fofoqueiros do lugar que iam dizer: O HOMEM SEM PÊNIS.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

BODE BITO E O SENADOR LOURIVAL FONTES

Lourival Fontes, jornalista, advogado, político, ministro, senador da República
Bode Bito, um animal que frequentava à Igreja, acompanhava enterros, sempre estava presente nos velórios.

24 de agosto de 1954, o presidente do Brasil Getúlio Vargas, com um tiro no coração, comete o suicídio. O homem de maior confiança do presidente era o sergipano Lourival Fontes, jornalista, advogado e político. Nascido na cidade de Riachão do Dantas-SE no dia 20 de julho de 1899, morreu no dia 6 de março de 1967.


Lourival Fontes foi jornalista em Aracaju em 1914. Formou-se em Direito no Rio de Janeiro em 1922. Foi o chefe do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) , responsável pela censura à imprensa e também para divulgar as realizações do governo Getúlio Vargas. Era conhecido como o Ministro da Censura. Foi embaixador no México. Senador por Sergipe de 1955 a 1963. Fora casado com a poetisa Adalgisa Nery.


Perguntar a um jovem de Riachão do Dantas quem foi Lourival Fontes, talvez, não possa informar. Mas dizer quem foi BODE BITO é raro desconhecê-lo.


Outro dia, estive conversando com o ex-deputado estadual Nélson Araújo, cidadão polêmico, e disse ele:


- Colega, Lourival Fontes é um zero a esquerda, nada fez por Riachão do Dantas. Bode Bito é mais importante do que Lourival Fontes.


Bode Bito é conhecido em todo mundo. Acompanhava enterros, participava de velórios, seguia o cortejo da procissão e frequentava à Igreja de Nossa Senhora do Amparo na cidade de Riachão do Dantas.


Ninguém sabe o dia preciso que o Bode Bito nasceu, mas no ano de 2007, julho, muitos choraram e lamentaram a sua partida.


Em julho nasceu Lourival Fontes, em julho morreu o Bode Bito. E todos os anos no mês de julho, a cidade de Riachão do Dantas festeja o Forró do Bode.


Na entrada de Riachão do Dantas , existe uma estátua do Bode Bito.


Riachão do Dantas, terra do senador Lourival Fontes, solo do Bode Bito, ambos são importantes para a historia.


BODE BITO JÁ É IMORTAL.




Breve, breve, breve o romance Bode Bito - Cabra Macho de Oswald Abreu

terça-feira, 4 de agosto de 2009

MORRER CEDO

O Quadro: Transfiguração de Cristo, artista Rafael (1483 - 1520) , o pintor morreu prematuramente aos 37 anos, no dia de seu aniversário.
Vivemos na era da informação. Em um segundo o que ocorre no Japão no povoado Feirinha da Rola em Simão Dias-SE já se sabe a notícia. Tempo internet, era globalizada.

Marx já dizia: "A historia da humanidade é a a historia das classes dominantes." Os tempos mudaram. A nova historia retrata os vencidos e vencedores. A historia possui um novo semblante.

A tuberculose no século XIX e entrada do século XX matou milhões de pessoas. O romancista Franz Kafka, autor do livro O PROCESSO, disse ao amigo que o cuidava de nome Klopstok,

"SE VOCÊ NÃO ME MATA , VOCÊ É ASSASSINO." Eram também tuberculosos: Albert Camus, autor do romance A PESTE; Herbert Lawrence - Os Amores de Lady Clayteterley - o poeta inglês Byron.

No Brasil, podemos citar os romacistas Júlio Ribeiro, autor da CARNE, Graciliano Ramos - Memórias do Cárcere, poetas Castro Alves, Álvaro de Azevedo,Cacimiro de Abreu , Manuel Bandeira. Os três primeiros morreram bem jovens. Já o poeta Manuel Bandeira conviveu com a doença até os 80 anos. O imortal Nélson Rodrigues, teatrólogo, escritor, autor: DE A VIDA COMO ELA É e de BONITINHA MAIS ORDINÁRIA, ele também tivera o bacilo de Kock.

Estes versos é do poeta Álvaro de Azevedo:



"Descanse o meu peito solitário na floresta de homens esquecida, à sombra de uma cruz e escrevam nela:

FUI POETA, SONHEI E AMEI A VIDA."

A jovem de paulista de 15 anos que morreu ou de gripe suína ou de pneumonia, precisamente no domingo dia 2 de agosto , retornando dos Estados Unidos para o Brasil. A menina realizou seu sonho, conheceu Disney.
Discutir a causa morte, não vamos entrar nesta seara. Há um mistério na natureza! Será que a jovem não veio ao mundo para partir tão cedo, como ocorrera com os poetas Castro Alves, Álvaro Azevedo e Cacimiro de Abreu? E não olvindando do cantor Michael Jackson!