Visitante nº

terça-feira, 4 de agosto de 2009

MORRER CEDO

O Quadro: Transfiguração de Cristo, artista Rafael (1483 - 1520) , o pintor morreu prematuramente aos 37 anos, no dia de seu aniversário.
Vivemos na era da informação. Em um segundo o que ocorre no Japão no povoado Feirinha da Rola em Simão Dias-SE já se sabe a notícia. Tempo internet, era globalizada.

Marx já dizia: "A historia da humanidade é a a historia das classes dominantes." Os tempos mudaram. A nova historia retrata os vencidos e vencedores. A historia possui um novo semblante.

A tuberculose no século XIX e entrada do século XX matou milhões de pessoas. O romancista Franz Kafka, autor do livro O PROCESSO, disse ao amigo que o cuidava de nome Klopstok,

"SE VOCÊ NÃO ME MATA , VOCÊ É ASSASSINO." Eram também tuberculosos: Albert Camus, autor do romance A PESTE; Herbert Lawrence - Os Amores de Lady Clayteterley - o poeta inglês Byron.

No Brasil, podemos citar os romacistas Júlio Ribeiro, autor da CARNE, Graciliano Ramos - Memórias do Cárcere, poetas Castro Alves, Álvaro de Azevedo,Cacimiro de Abreu , Manuel Bandeira. Os três primeiros morreram bem jovens. Já o poeta Manuel Bandeira conviveu com a doença até os 80 anos. O imortal Nélson Rodrigues, teatrólogo, escritor, autor: DE A VIDA COMO ELA É e de BONITINHA MAIS ORDINÁRIA, ele também tivera o bacilo de Kock.

Estes versos é do poeta Álvaro de Azevedo:



"Descanse o meu peito solitário na floresta de homens esquecida, à sombra de uma cruz e escrevam nela:

FUI POETA, SONHEI E AMEI A VIDA."

A jovem de paulista de 15 anos que morreu ou de gripe suína ou de pneumonia, precisamente no domingo dia 2 de agosto , retornando dos Estados Unidos para o Brasil. A menina realizou seu sonho, conheceu Disney.
Discutir a causa morte, não vamos entrar nesta seara. Há um mistério na natureza! Será que a jovem não veio ao mundo para partir tão cedo, como ocorrera com os poetas Castro Alves, Álvaro Azevedo e Cacimiro de Abreu? E não olvindando do cantor Michael Jackson!