Visitante nº

terça-feira, 25 de agosto de 2009

SOLDADO E LAMPIÃO

DUQUE DE CAXIAS


Conheço pessoalmente Dona Alcinda, filha de João Bezerra, mora em Aracaju-SE. O seu pai, em 1938, na grota de Angico, município de Poço Redondo-SE, foi o sargento da Polícia Militar do Estado das Alagoas que comandou o extermínio de 11 cangaceiros, entre os mortos Lampião e Maria Bonita. O drama sofrido por Dona Alcinda é semelhante ao de dona Expedita, filha do rei do Cangaço. Foram ambas criadas por parentes e amigos. Era preciso negar a paternidade, senão poderia ter morrido. Dona Expedita também habita na Capital de Sergipe.
Lampião chamava o soldado de macaco.
O sargento Elias Marques de Alencar, de 96 anos, vive nas Alagoas e combateu Lampião.
Hoje, no Brasil, 25 de agosto é o dia do soldado. O patrono é Luís Alves de Lima e Silva, DUQUE DE CAXIAS, carioca, nascido no Rio de Janeiro no dia 25 de agosto de 1803 e faleceu no dia 7 de maio de 188O. Foi dos comandantes na Guerra do Paraguai de 1864 a 1870. Conhecida como guerra da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai.
O soldado brasileiro em alguns Estados podem comemorar. O pequeno Estado de Sergipe, o soldado da Polícia Militar ganha bem!

Na guerra da CRISE FINANCEIRA, é preciso possuir um bom salário do soldado ao coronel, do servente ao doutor.