Visitante nº

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DEFENSOR PÚBLICO DAS PROSTITUTAS

Eu me nasci numa cidade do interior do Nordeste - Simão Dias - SE - Tão famosa por ser a terra dos governadores, foram quatro homens do poder: Pedro Freire de Carvalho, Sebastião Celso de Carvalho, o atual senador Antônio Carlos Valadares e o governador Déda. Os dois primeiros já viajaram no trem sem retorno. Os outros dois estão aí no poder. No momento, são ambos aliados, mas política não é ciência exata, possui sempre uma variável: o aliado de hoje, adversário amanhã; este passa a ser aliado e aquele adversário. Podemos dizer que a política é uma Torre de Babel, quem tentar entender, a cabeça transforma em caos. Se os dois simão dienses serão aliados ou adversários em 2010, há muita dúvida no ar!?
Simão Dias foi por muito tempo também a Terra dos Cabarés. Lá tínhamos o BICO-DA-ASA, MARÉ MANSA, O ENTRE-COXAS, A ILHA DAS COBRAS, O DAMA-DA-NOITE. O mais famoso era o Bico-da-Asa. Políticos e homens do povo frequentavam o cabaré. Um ex-deputado fora apaixonado por Bisqui, uma pequena prostituta. A paixão não discrimina, nos anos 30 , o poeta e compositor Noel Rosa também se apaixonou por uma prostituta de nome Ceci e era casado com uma sergipana, Lindaura Martins. No Rio de Janeiro tinha o cabaré da Lapa, a imortal Dercy Gonçalves fora cantora de cabaré.
Quando me formei em Direito, retornei ao solo natal. Por muito tempo, advoguei para as pobres putas. Na maioria das vezes gratuitamente. Os filhos das prostitutas foram meus colegas de infância, entre meninos, naquele tempo, não havia discriminação. Brincávamos de bola, estudávamos no Grupo Escolar Fausto Cardoso, o mesmo que o governador Déda estudou.
A cidade continua sendo a Terra dos Governadores. Simão Dias possui dois móteis. Os cabarés já não existem.
No dia a dia, a prostituta tem um novo nome Garota de Programa. O livro de Bruna Surfistinha:
O DOCE VENENO DO ESCORPIÃO é sucesso de vendas. A autora uma ex- garota de programa. A atriz Débora Seco vai interpretar Bruna Surfistinha no cinema. Ela vai substituir karen Junqueira.
Tenho uma amiga que é Garota de Programa, faz curso universitário. Um dia eu lhe disse:
_ Menina, deixa disso, vai trabalhar...
Respondeu-me:
_ Fácil dizer. Quem vai pagar a minha faculdade? O ideal difere da realidade.
Hoje, eu me sou Defensor Público e, de quando em quando, encontro minhas ex-clientes que me pedem um real para comprar balas para os netos.
E disse um amigo meu, empresário, advogado, professor universitário na cidade do Rio de Janeiro:
"OS ESCROPÚLOS SÃO NA MEDIDA DA PRECISÃO."
QUAL A SUA OPINIÃO?