Visitante nº

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

BODE BITO E O SENADOR LOURIVAL FONTES

Lourival Fontes, jornalista, advogado, político, ministro, senador da República
Bode Bito, um animal que frequentava à Igreja, acompanhava enterros, sempre estava presente nos velórios.

24 de agosto de 1954, o presidente do Brasil Getúlio Vargas, com um tiro no coração, comete o suicídio. O homem de maior confiança do presidente era o sergipano Lourival Fontes, jornalista, advogado e político. Nascido na cidade de Riachão do Dantas-SE no dia 20 de julho de 1899, morreu no dia 6 de março de 1967.


Lourival Fontes foi jornalista em Aracaju em 1914. Formou-se em Direito no Rio de Janeiro em 1922. Foi o chefe do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) , responsável pela censura à imprensa e também para divulgar as realizações do governo Getúlio Vargas. Era conhecido como o Ministro da Censura. Foi embaixador no México. Senador por Sergipe de 1955 a 1963. Fora casado com a poetisa Adalgisa Nery.


Perguntar a um jovem de Riachão do Dantas quem foi Lourival Fontes, talvez, não possa informar. Mas dizer quem foi BODE BITO é raro desconhecê-lo.


Outro dia, estive conversando com o ex-deputado estadual Nélson Araújo, cidadão polêmico, e disse ele:


- Colega, Lourival Fontes é um zero a esquerda, nada fez por Riachão do Dantas. Bode Bito é mais importante do que Lourival Fontes.


Bode Bito é conhecido em todo mundo. Acompanhava enterros, participava de velórios, seguia o cortejo da procissão e frequentava à Igreja de Nossa Senhora do Amparo na cidade de Riachão do Dantas.


Ninguém sabe o dia preciso que o Bode Bito nasceu, mas no ano de 2007, julho, muitos choraram e lamentaram a sua partida.


Em julho nasceu Lourival Fontes, em julho morreu o Bode Bito. E todos os anos no mês de julho, a cidade de Riachão do Dantas festeja o Forró do Bode.


Na entrada de Riachão do Dantas , existe uma estátua do Bode Bito.


Riachão do Dantas, terra do senador Lourival Fontes, solo do Bode Bito, ambos são importantes para a historia.


BODE BITO JÁ É IMORTAL.




Breve, breve, breve o romance Bode Bito - Cabra Macho de Oswald Abreu