Visitante nº

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

INSEGURANÇA NO CAMPO


A falta de Segurança é geral em todo Brasil, quer na cidade , quer no campo. O sonho da vida campeste, bucólica tornou-se pesadelo. O homem do campo fugindo para a cidade, visando segurança; na cidade, a segurança pede socorro. Vivemos no medo, na insegurança, o caos na falta de segurança já está estabelecido de Norte a Sul, Leste a Oeste.


A canção Casa no Campo dos compositores Zé Rodrigo e Tavito, na voz da saudosa Elis Regina:

"EU QUERO UMA CASA NO CAMPO
ONDE EU POSSA COMPOR MUITOS ROCKS RURAIS
E TENHA SOMENTE A CERTEZA
DOS AMIGOS DO PEITO E NADA MAIS
EU QUERO UMA CASA NO CAMPO
ONDE EU POSSA FICAR NO TAMANHO DA PAZ..."


A canção , nos tempos atuais , é utópica. A paz no campo transformou-se em terror, medo, insegurança, os bandidos encapuzados invadem as propriedades rurais, roubam, furtam, sequestram e matam.

O campo era cheio de alegria, de gosto. O sonho dos aposentados era uma casa no campo, um sítio. É loucura permanecer neste sonhar. É crime ter uma espingarda em casa. Pobre espingarda! Os meliantes, bandidos mesmos, vêm com armas pesadas, muitas vezes , a própria polícia não as possui.


O poeta da Inconfidência Mineira Cláudio Manuel da Costa (1729 a 1789) falava , em seus versos, do campo da Alegria, vejamos:

"Quando cheios de gosto , e de alegria
Estes campos diviso florescentes,
Então me vêm as lágrimas ardentes
Com mais ânsia, mais dor, mais agonia."

Observa-se que o campo era alegre, entretanto, a alma do poeta era triste. O poeta se matou no cárcere.


Devemos confiar na polícia, se existe o mau policial, também há o mau advogado, juiz, promotor, político. Não podemos generalizar, sob pena de cometemos injustiça.

É PRECISO CRIAR A POLÍCIA DO CAMPO. O HOMEM DA ZONA RURAL NÃO PODE SER DISCRIMINADO!