Visitante nº

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SERGIPE

Governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas


Recordar o passado e, diante do presente, observar que tudo acabou, traz sofrimento, tristeza e dor. O verbo ter sendo conjugado no ontem é ruim. Senão vejamos, muitas cidades do interior de Sergipe D'el Rey possuíam cinemas , entre elas Lagarto, Simão Dias, Estância, Itabaiana. Simão Dias havia dois cinemas: O cine Brasil e o cine Teatro Ypiranga. O cinema Ypiranga por muitos anos ficou em ruína. Hoje em seu local existem casas. O prédio do cinema Brasil ainda existe.


As cidades do interior outrora eram carentes no ensino fundamental e médio. Muitos foram os filhos de outros cidades que vieram estudar em Simão Dias-SE. Dois eram os Colégios de Simão Dias: O Carvalho Neto e o Industrial Carvalho Neto. O Industrial tinha um internato, chamado centro educacacional Leite Neto, que abrigava a gente pobre de outras cidades. Os ricos mandavam seus filhos estudar ou em Aracaju ou Salvador. O ex-governador de Sergipe, Celso de Carvalho, estudou Direito em Salvador, assim como o educador Dr. Lauro Nascimento.

A educação oferta a imortalidade. Na história da educação não podemos deixar de citar Anísio Teixeira da Bahia e Paulo Freire de Pernambuco, este nenhum brasileiro possui mais homenagens em todo mundo.

O governador Marcelo Déda, ele um capa-bode, nascido em Simão Dias, pode ser tornar imortal na história da educação de Sergipe, trazendo para o Estado a Universidade Estadual de Sergipe (UES).

O desgate do governador é grande diante dos professores.

É preciso pensar Sergipe. O governador de Sergipe, Marcelo Déda, pensa grande. De um simples coroinha na missa de Nossa Senhora S'antana, em sua terra natal, tornou-se o homem mais poderoso de Sergipe.


O avô do governador , José de Carvalho Déda, escritor e jornalista, também foi um educador. Foi diretor do grupo Escolar Fausto Cardoso em Simão Dias. Escola que estudou Déda.




A ideia prosperando que Simão Dias tenha a sua Universidade Estadual.


A indústria e a fábrica chegando ao interior são excelentes, vindo à educação é bom demais!


TUDO É POSSÍVEL , QUANDO SE ESTÁ NO PODER!