Visitante nº

quarta-feira, 3 de junho de 2009

NOTÁVEIS CAPA-BODES

Casa onde morou o artista Jordão de Oliveira no Rio de Janeiro. Ele nascido em 1900 .


Outro dia, vi em um site de Simão Dias-SE, enunciando os ilustres filhos de Simão Dias. Confesso que me deu uma tristeza danada. Os ilustres eram todos políticos. E indaguei comigo mesmo, cadê a citação dos dois artistas , pintores, que morreram prematuramente, Raimundinho de Baiano e Raimundo Siqueira.
Não se pode omitir estes dois homens. Assim como Aracaju, embora ele tenha nascido em Arauá, não pode olvidar o nome de J. Inácio. Os romances de Jorge Amado sempre há a presença de um sergipano, o pintor Jordão de Oliveira.
Os nossos memoriais, os nossos institutos não devem só registrar os Homens do Poder, todavia, os escritores, os poetas, os artistas, as pessoas folclóricas. O Zé Mangaio e o Seu Pedro Chagas que encantavam os São Joões e Carnavais devem ser citados, afinal ambos também fizeram a história do povo de Simão Dias-SE.

É preciso que a administração pública municipal adquira os quadros dos dois pintores. Raimundinho de Baiano e Raimundo Siqueira não podem estar na galeria dos esquecidos.
Uma cidade tem o seu destaque maior por intermédio dos escritores, pintores, senão vejamos: Lagarto de Sílvio Romero, João Ribeiro de Laranjeiras, Tobias Barreto de Tobias Barreto. Todos eles deram e dão destaque ao pequeno Estado de Sergipe.
Os homens do poder não são eternos, mas os que fazem arte, literatura, pintura ultrapassam o tempo, são eternos pelas suas obras.

Creio que o ilustre e bem intencionado prefeito de Simão Dias, Dênisson Aquino Déda, fará jus aos dois ilustres simão dienses, capa-bodes.

A CULTURA DÁ A IMORTALIDADE!