Visitante nº

sexta-feira, 12 de junho de 2009

SIMÃO DIAS - ANIVERSÁRIO


Ao falar da história de Simão Dias não podemos olvidar da escravidão, dos coronéis, da fome, da lepra, de Lampião, de Antônio Conselheiro, dos cabarés, dos governadores, do filho do operário que se tornou doutor, enfim, é preciso relatar a história do povo. A nossa história, em geral, em todo mundo, é a história dos vencedores, dos homens do poder, os vencidos são esquecidos. Ainda bem, que há uma nova safra de historiadores que citam o arroz e também a lama. Esconder fatos, para atender às conveniências, é um grande crime.


A negra Totonha, que criou o escritor e crítico literarário Sílvio Romero , veio da escravidão da cidade de Simão Dias.

Simão Dias era uma terra de coronéis: Rafael Montalvão, Loiola, Pedro Freire, Sebastião da Fonseca Andrade, João Pinto e tantos outros.

Curso Superior era um privilégio dos homens do poder, famílias ricas: Carvalho, Prata, Andrade, Carregosa, Barreto. A nova Simão Dias respira outros ares, os filhos do bodegueiro possuem curso superior, o filho do barbeiro, da dona-de-casa, da lavadeira.

Antônio Conselheiro, da Guerra de Canudos , esteve em Simão Dias. A notícia foi dada no Jornal Rabudo em 1879, quando Sílvio Romero era promotor e jornalista na cidade de Estância-SE.

Virgulino Ferreira da Silva, o Capitão Lampião, por mais de uma vez esteve em Simão Dias, entretanto, não a invadiu, o homem era amigo do coronel João Pinto de Mendonça que governou a cidade de Anápolis (Nome de Simão Dias naquele período de 30) de 1937 a 4l. Lampião também era recebido na fazenda Santa Rita, bem próxima à cidade de Pinhão, pelo coronel João Pinto, depoimento prestado pelo coiteiro Joãozinho de Donana Rego, pai do juiz de Direito José Emídio Costa, falecido.

O povo de Simão Dias sofreu à disciminação. Éramos em 1946 , a terra da Lepra. O ex-prefeito Cândido Dortas adquiriu a doenca. A poetisa dona Bebé, sua namorada, também adquiriu o mal de hansen. A poetisa passou mais de 40 anos no leprosário. Entre os filhos ilustres de Simão Dias é preciso citar o Doutor Milton Dortas que dedicou à sua vida em prol dos doentes de hanseníase.


Dona Bebé deve também constar na relação dos filhos ilustres, assim como os pintores Raimundinho de Baiano , Raimundo Siqueira, cantora Paulinha Abelha da Banda Calcinha Preta, o jogador Rogério, o músico Toinho de Lima e tantos outros. Filhos ilustres não são tão-somente os políticos, outros fazem a história no sacríficio, divulgando a cidade e propagando a cultura.


Simão Dias deve ter uma Faculdade, uma nova rádio, uma escola técnica.

O governador de Sergipe - Marcelo Déda Chagas - prometeu duas fábricas para a sua cidade natal. Que venham as fábricas, somando as duas já existentes a Cal e Tinta e de calçados Dakota.


Simão Dias tem tudo para melhorar. É a terra dos homens do poder: Governador, vice, senador, deputado federal, suplente, prefeito e vereadores.

O TEMPO É AGORA!


Hoje é um dia especial, dia do aniversário da cidade de Simão Dias. Tornou-se cidade em 12 de junho de 1890. São 119 anos de história e estória.


TODO CAPA-BODE, SIMÃODIENSE, QUER O MELHOR PARA SUA CIDADE!

PARABÉNS! SIMÃO DIAS!