Visitante nº

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A SANTA E A ESCRAVIDÃO




















CRIANÇAS QUE VIRAM A SANTA EM PORTUGAL - 1917







O tempo correu apressadamente no dia de ontem. Estava o tabaréu, matuto de Simão Dias, com amigo Presidente da IBEA - INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS AVANÇADOS, o professor universitário Dr. Simão e sua esposa, a Dra. Karla, ambos representam a Universidade Nacional de Lumas na Argentina. Muitos sãos os brasileiros que fazem doutorado nesta Universidade. A Universidade Nacional de Lumas tem a capacidade , em sua biblioteca de receber, sentados, mil e duzentos alunos. Estivemos com os ilustres desembargadores Dr. Édson Ulisses e a Dra. Clara Leite Rezende, o presidente da Associação dos Promotores de Justiça de Sergipe, o papa-jaca, Dr. Dejaniro Jonas , o presidente da Associação da Magistratura de Sergipe, Dr. Paulo César e com o meu amigo empresário Dr. Luciano Barreto, Presidente da Construtora Celi e do Instituto Luciano Barreto Júnior. No Luciano Júnior, são mais de 1.000 alunos que estudam zero oitocentos, gratuitamente, por conta daquela Instituição.
O 13 de maio representa em todo mundo a aparição de Nossa Senhora de Fátima no vilarejo de Fátima em Portugal. Em 1917, três crianças viram a Santa, foram elas Lúcia, Jacinta e Francisca. Em Portugal, no turismo, nos tempos atuais, é um dos lugares mais visitados pelos católicos.
Ademais, 13 de maio representa, em terras brasileiras, o dia de Libertação dos Escravos no ano de 1888 pela Princesa Isabel. Um libertação enganosa, deu ao negro a libertação, todavia, não lhe foi ofertado aos condições de sobrevivência. Muitos continuaram nas fazendas como agregados, dependentes dos senhores de engenho.
Simão Dias, no Nordeste brasileiro, foi uma cidade escravocrata. Repleta de engenhos, entre eles:
Santa Rosa do coronel Sebastião da Fonseca - Barão de Santa Rosa, Olhos d'Água do coronel Nonô Zacarias, Boa Sorte do Mercador da Família Carvalho, Quingimbe - Este hoje é o assentamento 12 de outubro, modelo para o mundo.
A nega Totonha que criou o escritor e crítico literário Sílvio Romero, papa-jaca, foi comprada na escravidão de Simão Dias.

13 DE MAIO , DIA DA ESPERANÇA , DIA DA LIBERDADE, DIA DA SANTA.