Visitante nº

quinta-feira, 28 de maio de 2009

POETAS DE CORDEL E LAMPIÃO


Grande fonte de informação no Nordeste Brasileiro são os poetas de cordel. Os poetas das feiras nordestinas são repórteres populares e imediatos. Quem desejar pesquisar a história do cangaço, a história de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, busque os cordelistas de 1920 a 38 - morte do REI DO CANGAÇO em Sergipe , Grota do Angico em Poço Redondo.
Quando criança, na cidade de Simão Dias, aprendi a ler com os livrinhos de cordel, adquiridos com Seu João Firmino Cabral, da cidade de Itabaiana-SE , pertencente a Academia Brasileira de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.
O adulto não perdeu o costume de criança, quando vou ao Mercado em Aracaju, compro livros ao mesmo poeta.
O Alto da Compadecida, os personagens são da literatura de cordel: João Grilo e Chicó. O paraíbano Ariano Suassuma fez uma obra excelente. A Paraíba é uma terra de grandes escritores e poetas, entre eles : José Américo, autor da Bagaceira e o poeta Augusto dos Anjos.
O poeta Sátiro Xavier Brandão nasceu na cidade de Propriá-SE e faleceu, aos 29 anos, na cidade de Anápolis, atualmente Simão Dias, alguns versos do poeta , em O EXEMPLO DA MOCIDADE:

(...)

Aconselho aos meus amigos
Para que se livrem delas,
Pois é infeliz o homem
Que crê e confia nelas -
Aquele que não souber
Das manhas de tal mulher,
Siga por minhas tabelas!

Das mulheres meretrizes,
Tiro apenas minha avó -
Tenho parentas na vida
Porém eu tiro ela só!
O mais, tudo se desgrace,
O Satanás que as lace
Faça um feixe e dê nó.