Visitante nº

sábado, 16 de janeiro de 2010

ADEUS, A CRÍTICA

BOTTICELLI - VÊNUS


Até hoje nunca ouvi o sujeito elogiar tanto. O Pascoal é assim mesmo. Falar mal de alguém, não é coisa para o Pascoal. Vê virtude até no meliante, bandido mesmo. Se a auto-estima de alguém estiver no fundo do poço, Pascoal sabe melhorar. Escreveu Pascoal um livro de auto-ajuda: EXPERIMENTE MUDAR.


O cabra é lá das bandas do Ceará. De início, eu até pensei que o Pascoal era mais um Coxinha da Vida, na presença o elogio, não ausência a detonação. Confesso que errei.

Outro dia, o Pascoal me disse:

-Abreu (É assim que ele me chama) defeitos todos nós temos. Mas é preciso ver a virtude de cada um de nós.

Nada eu disse. E fiquei para reflexão.

No dia a dia, amores e paixões de outrora são desfeitos. O que era doce Mariazinha, tornou-se fel. Lembrando Vinicius de Moraes : "MEU AMOR, QUE OS OLHOS TEUS SÃO CAIS DOURADOS DANDO ADEUS." Dando outra conotação aos versos do poeta e com ironia: MEU DESAMOR, QUE OS OLHOS TEUS SÃO CÃES RAIVOSOS, QUERENDO COMER OS MEUS.

A CRÍTICA é um samba brasileiro, que fez grande sucesso na voz do baiano CYRO AGUIAR, vejamos:

Veja como a vida passa
E a solidão aumenta
E você só pensa em criticar
Acha defeito em tudo
Até me deixa mudo
Sem saber sorrir
Só fala pra ferir
Não vê que a vida passa
E a solidão aumenta
No seu coração

Veja como você fica
Quando você olha
E depressa girta sem pensa
E fala mal daqui
Fala mal dali
Vive a resmungar a se lamentar
Só se realiza
Quando abre a boca para reclamar

Vou me embora daqui
Vou procurar outro lugar
Não aguento viver
Com quem só pensa em criticar
Deixe o tempo passar
E vamos ver
Quem tinha mais razão
Você aprender
Como viver na solidão

O samba bem retrata um homem ou uma mulher deixando a casa do convívio. A crítica tornou-se intolerável.

O samba Crítica é a vida COMO ELA É, que bem recorda o nosso saudoso Nélson Rodrigues.