Visitante nº

sábado, 9 de janeiro de 2010

30 ANOS DE HISTÓRIAS E SAUDADES

Colégio Agrícola Benjamin Constant - Atualmente Escola Agrotécnica de São Cristóvão-SE


Trinta anos de Histórias e Saudades - 1979 a 2009, éramos meninos do interior. Entramos no Colégio Agrícola Benjamin Constant, Quissamã-SE no ano de 1977. Na bagagem de cada um de nós a esperança, a nova vida, saída do interior para o internato.


Era difícil o sujeito não ter um apelido. O campeão em colocar alcunha era o Pedrinho Balbino, um ex-deputado estadual de Sergipe e ex-prefeito da cidade de Tomar do Geru. Entre os apelidos: Peru Donzelo, Pneu Cheio, Rita Lee, Pancho, Oveiro Baixo, Forró Pesado, Gostosa, Ator, Macarrão, Preguinho, Mira-mira, Tenente, Clodovil, Véio, Torroio, Bafo-de-onça, Bolota, Gatinha, Nego Peido, Sapo Lunar, Paturi, Pisa Macio, Pistoleiro, Pintinho, Cavalete, Malamanhado, Manteiga, Socó Boi, Todo Feio, Alface, Batatinha, Déner, Bonitão, Neguinho, Estaca, Águia Diapenada, Troglodita, Frosco.


Muitas cidades do interior de Sergipe não possuíam o segundo grau - ensino médio. Hoje, é rara a cidade que não o possui. Embora a qualidade de ensino está precisando de remédio, de cura.


O idealizador de reunir a turma foi Pedrinho Balbino. E estamos reunidos na Pousada do Padre no povoado Porto do Mato, em Estância-SE.


Os meninos de outrora atualmente são homens de cabelos brancos: pais, avós, frutos amadurecidos.


E todos se tornam meninos em recordar os tempos que não voltam mais: dos colegas, professores, funcionários, do cabaré Pisa-no-Freio, da noite da caganeira, de fugir para Aracaju, da Cascatinha, da Iara, do Cacique Chá, dos furtos de merenda, sem condenação, já houve a extinção da pena, o riso e a recordação foram lembranças salutares.


Imagine: O macarrão , um pé torto da vida, agora é pastor. Deus sempre fazendo milagres!




"A vida é uma roda-gigante," o encontro da turma do colégio agrícola prova que a roda não quebrou.


Na vida, a qualquer momento pode haver o encontro.
Tristeza maior é quando o encontrar já não é mais possível.