Visitante nº

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

VICE-GOVERNADORES DO PODER

VICE E EX-GOVERNADOR DE SERGIPE, saudoso Sebastião Celso de Carvalho e o Governador , Marcelo Déda Chagas .

A cidade de Simão Dias-SE fica a 100 quilômetros de Aracaju, Capital do Estado de Sergipe. A cidade é conhecida em Sergipe como a terra dos governadores, todavia, é bom também lembrar que é dos vice-governadores. Esta história de dizer que vice e nada é a mesma coisa. Era bom que o vice-presidente Aureliano Chaves estivesse vivo, para ver que a coisa mudou. Senão vejamos:


Vamos caminhar na história, aquele general de nome José de Siqueira Menezes, sim, é o mesmo que participou da Guerra de Canudos no Sertão da Bahia, 1897. A guerra foi retratada pelo escritor Euclides da Cunha em OS SERTÕES. O general Siqueira de Menezes foi presidente do Estado (Governador) de 1911 a 1914, tendo como vice-presidente ou vice-governador, o coronel Pedro Freire de Carvalho, capa-bode, é assim que é conhecido o cabra nascido na cidade de Simão Dias. No afastamento do presidente Siqueira de Menezes, que fora candidato a senador e eleito, assumiu o seu vice , Pedro Freire de Carvalho . Este, portanto, foi o primeiro governador nascido em Simão Dias-SE.


Em 1964, o governador de Sergipe era Seixas Dória, tendo como vice-governador, Sebastião Celso de Carvalho, que falecera no dia 15 de agosto de 2009. O vice-governador assumiu, na ausência do governador, várias vezes. E com a cassação do governador Seixas Dória, que foi enviado para a prisão na Ilha de Fernando de Noronha, o vice-governador, Celso de Carvalho , assume o governo de Sergipe.


Na eleição de 1982, conforme acordo político, o secretário de Educação e deputado Federal, Antônio Carlos Valadares, deveria ser o governador, entretanto, fora preterido, em seu lugar foi candidato e ganhou a eleição, o ex-prefeito de Aracaju, JOÃO ALVES FILHO. Em acomodação, o atual senador Valadares, ficou como vice-governador. O bom cabrito não berra é o dito popular, em 1986, Valadares é eleito governador de Sergipe pela Partido da Frente Liberal - PFL. E como vice-governador de João Alves Filho, pouco assumiu.


Em 1986, dois capa-bodes, simãodienses, são eleitos. O governador, Marcelo Déda Chagas e o vice, Belivaldo Chagas Silva. Por mais de uma vez, o vice-governador, nestes quase três anos de governo, assumiu. No presente momento, Belivaldo Chagas é governador em exercício, visto que o governo de Sergipe, Marcelo Déda , encontra-se em estado de convalescência, extraiu um nódulo benigno nos pâncreas lá no hospital Sírio-Libanês em São Paulo.


O vice-governador, Belivaldo Chagas é do PSB, partido comandado pelo senador Antônio Carlos Valadares. Bom discípulo, aprendeu com o mestre a cautela. Sempre consulta o governador, Marcelo Déda e também o líder Valadares. Em discurso, na Defensoria Pública de Sergipe, quando foi homenageado o senador Valadares pelos Defensores Públicos do Brasil, Belivaldo disse em seu discurso;


"Sou um liderado pelo senador Valadares."


A VIDENTE ANASTÁCIA, minha amiga, disse: " QUE BELIVALDO VAI ASSUMIR MAIS VEZES."