Visitante nº

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O CACHORRO PIXOTE

Quadro de JAN VAN EYCK - Pintor do século XV

Pixote nasceu no Beco. Beco das amarguras, do prazer, de mulheres de vida difícil, ainda dizem mulheres de vida fácil. Pobres putas! Coitadas das rameiras, das raparigas. O Beco dos Cocos fora um dia lugar dos cabarés. Hoje o Beco dos Cocos é zona comercial de Aracaju-SE.

Pixote nasceu numa caixa de papelão. Bem poderia ter nascido gente, mas o destino quis que fosse um pequeno cachorro pinscher. Quando nasceu parecia um pequeno ratinho. Poderia ser presa de um gato.

A mãe de pixote, uma pequena cadela pinscher. Pixote, filho único. Na raça animal, o filho único não é lá de muito cuidado, de muito trabalho. A natureza cuida e cuida bem.

O dono do animal era um catador de papelão. O homem vivia no Beco. Dormia nas calçadas. Cachorro e dono dormiam juntinhos. As dodocas também adormecem.

Pixote cresceu e viveu no Beco. A necessidade fez Maneca vender o animal. Vendeu-o para a cabeleireira Dulcinéia.

Dulcinéia vivia só. Pixote veio preencher o vazio solidão. Dulcinéia quarentona. Muitos amores, decepções. O sonho maior era o casamento, já não se iludia. As meninas não estão casando, imagine: Uma mulher de quarenta anos. Assim pensava Dulcinéia.

No salão, a fofoca rolava. O desabafo das mulheres.

- Meu marido, parece que tem outra.

- Mulher, homem é assim mesmo, de início é bom, depois vira Satanás.

Se fosse para trocar Pixote por um ser humano, Dulcinéia não faria tal câmbio. Adorava Pixote, o via como se fosse gente.

Dulcinéia e seu cachorro. O cachorro e Dulcinéia. Onde fosse Dulcinéia, ia também Pixote.

No salão, o animal mordeu cinco mulheres. Mordidinha de leve.

O animal tinha um dom natural. Percebia quando uma mulher estava mentindo. Já imaginou um salão de cabeleireira sem uma vantajinha de uma fêmea para outra fêmea. Uma mentirinha, de vez em quando, não faz mal a ninguém. Só que no salão de Dulcinéia, havia um aviso:

" POR FAVOR, NÃO MINTA, O CÃO PODE LHE MORDER."

De início, Dulcinéia foi perdendo clientes, mas no bairro Terra-Dura a boa era Dulcinéia. Houve retorno da clientela.

As mulheres sofriam com a presença de Pixote. A dona não abria mão do animal no local de trabalho.

Uma coisa compensava: As mulheres saíam bonitas, encantadoras para a noitada na praia de Atalaia.