Visitante nº

sábado, 13 de fevereiro de 2010

DÉDA APERREADO

BELIVALDO CHAGAS SILVA E MARCELO DÉDA CHAGAS

O folclorista José de Carvalho Déda, Seu Zeca Déda, como era conhecido na cidade de Simão Dias-SE, era avô do governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas. O jornalista Carvalho Déda escreveu um livro BREFÁIAS E BURUNDANGAS DO FOLCLORE SERGIPANO, que fora reeditado em 2008, sob o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (BANESE) e prefeitura de Aracaju. Em seu livro, cita Carvalho Déda os PROVÉRBIOS POPULARES , páginas 243: "SEGURO MORREU DE VELHO E DESCONFIADO AINDA VIVE."

É preciso ver com desconfiança o que fora dito pelo senador Antônio Carlos Valadares do PSB, quando diz que, em 2012, o partido terá candidato a prefeito de Aracaju e que, em 2014, ele poderá ser candidato a governador de Sergipe.

O senador Valadares é homem prudente. Quando acuado solta o verbo. O filme já fora visto em 1982, quando ele fora preterido por Dr. Augusto Franco que indicou Dr. João Alves filho governador. Valadares afastou da família Franco e em 1986, foi indicado por Dr. João e ganhou a eleição para José Carlos Teixeira.

O vice-governador, Belivaldo Chagas, é pupilo do senador Valadares. Ninguém gosta de ser preterido e também esquecido. O PMDB, provavelmente, a nível nacional quer a vice-governadoria, podendo ser candidato o senador Almeida Lima ou seu primo Almeida Lima.

O PSB do senador Valadares pretende lançar candidato a presidente da República na pessoa do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes. Em Sergipe, PSB E PT já são aliados há muito tempo. Pela vontade do senador Valadares, o PSB não deve lançar candidatura à presidência.

E lembrando o poema de Carlos Drummond de Andrade: E AGORA, JOSÉ?

A tarefa do governador Marcelo Déda não é fácil. Recordando a música de Ney Mato Grosso e que é também do folchore: " SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO HOMEM."

Apaziguar titãs não é fácil, todos fortes: Jackson Barreto, Almeida Lima, Valadares, os Amorins, Ulices Andrade, Pastor Heleno.

O governador tem que incorporar a figura de Zeus da mitologia grega, para contornar a insatisfação. Situação difícil.

Mas é carnaval, tempo de axé, tempo de frevo, tempo de escolas de samba.

É um milagre agradar a gregos e troianos. Ao escolher o vice de sua chapa, o governador Déda não pode esperar o silêncio, titã ferido, pode reagir.

Enquanto isso, o ex-governador de Sergipe, Dr. João Alves, aguarda de camarote, a decisão do governador Déda, afinal, um titã pode se rebelar. Coisa comum no ser humano.


Será uma grande vitória do governador Déda unir todos os titãs.

Quem viver verá! Apesar da poluição, há muita água rolando no rio Caiçá, que banha a cidade de Simão Dias, terra de Déda, do vice Belivaldo e do senador Valadares.

E como diz o ex-prefeito Zé Valadares, irmão do senador Valadares:

" AI, MEU FIO."