Visitante nº

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Blog Renovado

Em novembro, o blog Capa-bode estará melhor, vem renovado, aguarde!

sábado, 13 de julho de 2013

A CARA DO BRASIL

Tudo começa em São Paulo, éramos colônia de Portugal e às margens do rio Ypiranga, o príncipe Dom Pedro l gritou Independência ou Morte. Naquele instante, ficamos independente de Portugal.
Em 1932, ditadura do presidente Getúlio Vargas, jovens paulistas vão às ruas e pedem uma constituinte e graça ao grito das ruas, surge em 1934 uma nova Constuição.
2013, jovens da terra da garoa estiveram nas ruas, gritando pelo transporte gratuito e sua diminuiação.
A polícia militar paulista  reprimiu. O sangue foi derramado. A pimenta ardeu nos olhos. A pancada doeu no corpo e o grito não soou só em São Paulo. De Norte a Sul, Leste a Oeste, se espalhou pelo continente Brasil. E o país verde-amarelo tornou a terra,  em todo mundo,  do protesto, canto geral das passeatas.
O povo descobriu seu verdadeiro Parlamento, as manisfestações de ruas. Lamentavelente, baderneiros se misturam para saquear, roubar e danificar o patrimônio público. Meliantes devem ser punidos. E o povo que clama por melhores dias , deve recebe aplausos.
E VIVA O POVO BRASILEIRO!

terça-feira, 11 de junho de 2013

VIDA DE ALEXANDRE FROTA























  1. Por duas vezes jå anunciaram a morte do governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas,  que se encontra no hospital Sírio-Libanês em tratamento de um câncer. O cabra até não pode gostar de Déda , mas anunciar a sua morte é muita crueldade. 
  2. Em 1994, sofri uma acidente de carro ao lado da mãe de meu filho, Débora, fato ocorrido na rodovia Lourival Batista entre os municípios de Simão Dias e Lagarto. Em  ouvindo rádio, a emissora da cidade de Lagarto, o sujeito anunciou a minha morte. não sei de onde partiu a má informação, surpreendi a todos que ouviam e liguei para o programa matinal, dizendo que estava vizinho da silva. uma amiga evangélica gritou:

  3. - GLÓRIA A DEUS!

  4. O locutor, no ar, pediu desculpas.

  5. Nas redes sociais, anunciaram a morte do ator Alexandre Frota, de 49 anos.  O sujeito não é Lázaro para ressuscitar dos mortos, tão logo vem o seu grito :

  6. - ME MATARAM!

  7. Fico torcendo que o o assassino seja preso e pague, na cadeia, pela vida de um vivo-morto, porque o vivo continuará a fazer filme pornô , para a tristeza do mentiroso.

  8. Não sou adepto do FILME PORNÔ , mas muita gente gosta...
  9. E aí ?


  • Obrigado, meu Deus, estamos vivos para contar a nossa história .

quinta-feira, 6 de junho de 2013

LAMPIÃO NO CÉU

Dizem que Joãozinho de Clarita fora preso por Lampião. Eu, menino, lembro do velho João.  Ele tinha uma grande loja que vendia de tudo: sapato, roupa, guarda-chuva... Era casado com dona Clarita que fora dona de cartório. Senhora elegante que declamava poesia , dava gosto ouvi-lá. 
O velho João era campeão no pum. Consideração e apreço não tinha por ninguém na hora soltar suas bombas fedorentas. Uma bomba atrás da outra. Bom era se o cabra não tivesse nariz.
Ele morava na rua da Feira, chamada Coronel Loiola.
Imagine Seu Joãozinho no céu ? É um correr de anjos. Ainda bem que tem São Francisco,  este tolera tudo. 

E Virgulino Ferreira da Silva, Lampião ? Este  fará Seu Joãozinho se borrar mais uma vez.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

DÉDA, O GUERREIRO FERIDO

O governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas, é um vencedor. Filho de um funcionário público, Manoel Celestino. Déda nasceu na cidade de Simão Dias-SE no dia 11 de março de 1960, 53 anos, pai de cinco filhos. Formado em Direito pela Universidade Federal de  Sergipe, foi deputado estadual, federal, prefeito de Aracaju e atualmente é o governador de Sergipe.

Encontra-se  Déda no hospital Sírio-Libanês tratando de um câncer. A licença é de quinze dias. No governo do Estado está assumindo o vice Jackson Barreto.
O Déda, guerreiro, não pode ser teimoso, é preciso alongar a licença por mais tempo, 90 dias, 6 meses.
O governo é eterno, mas a vida do corpo é fugaz. Afasta-se do governo não é covardia. Nâo é atitude inteligente um guerreiro ferido está participando da batalha.
Viver é luta, o descanso renova as energias.
O guerreiro está ferido, é preciso parar. A caminhada é longa, o descanso é necessário.
Saúde, Marcelo Déda, até as máquinas param...
VIVA O GUERREIRO!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

MEU ANJO DE LUZ

MEU ANJO DE LUZ
Capítulo B

Se o sol surgisse pelas manhãs ou se a chuva batesse no telhado, os passarinhos sempre estavam na minha janela, cantando suas canções do dia a dia da natureza. Havia beija-flor, bem-te-vi, galo de campina, canarinho amarelo, jesus-meu-deus e meu amiguinho, um pássaro preto. Os pardais eram em grande quantidade, dentro de um carrinho de presentes não caberiam todos. Piavam muito. 0 canto não se ouvia. A cada novo sol nascer, surgiam novos pardais. Não sabia o porquê de tal multiplicação.
Papai sempre levava o meu pedido, para não esquecer, anotava em uma folha de papel e escrevia com sua caneta da cor de ouro.
E quando chegava, à tarde ou à noite, dizia:
- Vitória, trouxe a comidinha de seus amiguinhos.
Dava-lhe um beijo em seu rosto cor de neve.
Ele sorria e falava:
- Te amo , minha princesinha.

Antes de dormir, deixava os grãos de milho na lateral da janela e pela manhã, a bela orquestra vinha, voava , comia e cantava.
De vez em quando, de mansinho, eu abria a janela. Assustavam a todos bichinhos. Somente um ficava, o meu príncipe negro, o pássaro preto. De início, não foi tão assim, ele levantava voo. E a gente se acostuma com quem a gente quer bem. Durante o dia, a boa lembrança vinha e se papai do céu pudesse antecipar as manhãs, desejava que as tardes e as noites fossem manhãs, para estar bem perto de meu amiguinho.
Ele me olhava como se fosse gente contemplando as estrelas do céu. Parecia que o pequeno pássaro já foi gente.
As manhãs ficaram triste. Meu pequeno amiguinho desapareceu. Não sei qual foi seu destino. Talvez, um menino o prendeu para ouvir o seu canto ou um caçador o matou ou morrer de morte morrida. Pedi a papa que o localizasse, papa determinou as homens de terno que procurasse o pequeno passarinho. Procura foi sem resultado de sorriso. Eles não encontraram meu amiguinho.
BÁ disse-me em sonho:
- Que o passarinho já tinha chegado o seu tempo de viver no campo e que estava vivendo no céu.
Falou ainda:
- Que os passarinhos e as crianças são anjos de Deus na terra.
Nunca gostei de me alimentar, vários dias fiquei sem comer. Papa me levou ao local de gente de roupa branca e uma mulher de olhos azuis colocou uma agulha dentro de meu braço. A mulher disse que tinha uma filhinha que parecia comigo.
Cinco dias depois, saí daquela sala fria e retornei à nossa casa de jardim de mulheres nuas e com meninos e meninos e meninas nuas. Papa gostava destas estátuas, a mim vinha o susto. Tinha uma que falava, se eu dissesse a papai, ele ia me levar de novo ao psicólogo. Aquele homem que só diz: "fale mais, fale mais, fale mais." Não sei falar com gente grande, gente grande é complicada. Gosto de me comunicar com meus amigos da natureza e com meu amigo secreto. Que depois eu conto.
Conheci mamãe, ela veio em sonho. Ela tinha olhos da cor do céu. Roupa alva igual a areia da praia. Uma luz circulava em sua cabeça, minha mãe, que saí de sua barriga, parecia a santa que ficava no quarto de papai, tinha o nome de Nossa Senhora do Rosário.
Ela me pediu: - Filhinha, volte a comer. Você vai me deixar feliz.
Acordei e senti fome. Na mesa grande , que gente grande chama de jantar, comi uvas e uma pequena maçã.
Papai bateu palmas. Queria que mamãe 1 e 2 estivessem presentes. Na casa cheia de quartos dormiam eu, pai e muitos e muitos empregados. De pequeno somente eu e meu amigo secreto que ficava lá no pé de goiabeira.

MEU ANJO DE LUZ

MEU ANJO DE LUZ
Capítulo A

Quando eu me nasci, minha mãe teve que fazer a última viagem, todavia, nunca mais retornou. Não amamentei nos seios de minha mamãe. A mamadeira foi minha companheira durante um ano. A babá que cuidava de mim, chamava Bá. Seu nome verdadeiro era Severina Maria da Silva Santos.
Bá tinha os cabelos prateados.
Era gorda, de belos dentes, trazia no corpo o sangue negro. Caminhava em passos lentos, sua voz era suave.
Chamava-me de Princesa. Quando eu Tinha um aninho de idade, ela adormeceu em sono profundo e não mais acordou.
Chorei muito, papai disse-me: "
Que o menino Jesus a chamou para ir morar no céu. Tive minha raivinha. Melhorei o meu choro, depois que ela apareceu no sonho e falou:" Minha princesa, não chore, foi Deus que quis assim".
Não sabia direito quem era Deus, mas dito por Bá só podia ser coisa boa.
Perdi mamãe, perdi a minha segunda madre.
Uma criança só, apesar de uma casa-grande, repleta de empregados.
Homens de ternos e gravatas eram quatro.
Com a viagem derradeira de Bá, papai botou duas babás, Alice e Simone. Duas pessoas boas. Gostava mais de Simone, achava-a meio parecida com Bá.
O sorriso era igual. Eu via em Simone como se fosse Bá, tinha momentos que eu pensava que Bá estava naquele corpo.
Papai tinha outros nomes papito, papa e padre. Este último ele não gostava que fosse chamado, depois ele pacientemente me explicou que tinha sido homem que fala aos homens em nome de Deus. Mais uma vez veio a recordação de Bá que o que vem de Deus é bom chocolate, bom doce.
Mamãe Bá adorava com o nome de mama, madre.
Lá em casa havia um grande jardim. Muitos passarinhos vinham cantar em minha janela. Sempre eu pedia ao papa que ele não esquecesse do milho dos meus pequenos amiguinhos.
Papa raramente os esquecia. E falava: " Victória, minha filhinha, trouxe o alimento de seus amiguinhos".
Antes de dormi, deixava os milhozinhos à janela.
O sol nascia em frente de meu quarto, eu me acordava com os cantores do amanhecer.
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

NOSSAS PUTAS

A mais comentada das nossas putas foi a pequena Bisqui. Nascida na cidade de Lagarto-Se, fora guia de uma cega. Enrolava a pobre que não via a luz do mundo. Bisqui sempre fora uma pessoa alegre. O menino Pedrinho Valadares teve lá sua grande paixão, Bisqui.
O cabra, por meio do voto, tornou-se deputado Federal. Pedrinho é avô, empresário bem sucedido e bem casado. Diz que deixou a política de Sergipe. Todavia, é um grande amigo e assessor do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, forte candidato a presidente da República.
Não é impossível Pedrinho Valadares candidato a deputado Federal por Pernambuco.
As prostitutas daquele tempo, coitadas, discriminadas , chamavam de putas. O tempo é outro, elas são garotas-de-programa, fazem faculdade, mestrado, doutorado. Bom perfume francês, falam mais de uma língua. Carro importado, bom carrão.
O cabaré era uma necessidade no tempo do tabu sexual.
A vida mudou, Bisqui envelheceu. O cabaré Bico-da-asa faliu. As nossas pobres putas umas morreram, as vivas possuem filhos e netos.
Tudo tem seu tempo. A virgindade virou comércio, uma virgem está vendendo na internet a sua virgindade.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

DÍVIDAS

Dura realidade, é mais fácil esquecer a morte de um ente querido, do que olvidar do sujeito que está lhe devendo.
É raro perdoar o caloteiro, perdoai as nossas dívidas é uma orientação cristã, mas na prática quase ninguém perdoa um devedor.
No dia a dia, são poucos os que não devem. Sessenta e três por cento dos brasileiros são devedores.
  • O comércio é uma tentação , venda a perder de vista. Paga-se a primeira prestação ,  talvez a segunda e adeus a terceira.


É necessário ter cautela para comprar. A lista de devedores no   SERASA e no SPC é enorme. A pessoa renegocia a dívida, pagar são outros quinhentos.

Éramos uma família de nove filhos. O meu velho pai não era economista, mas numa pequena agenda anotava o que ganhava e fazia anotação das despesas. Ele sempre tinha o controle. Ainda bem, que no céu não existe dívida.
O inferno vive entre nós:  DÍVIDAS e DÍVIDAS.

Conte até 10 na hora da compra. Compre só o necessário, vê quanto ganha, anote as despesas.

terça-feira, 30 de abril de 2013

O ANTES E O DEPOIS

O ANTES E O DEPOIS

Não podemos festeja a desgraça alheia, porque o que chegou para José, para João, para Manoel, pode, a qualquer momento, bater em nossa porta. Nenhum ser humano está imune à dor, à tristeza, ao sofrimento. Somos mortais,  todos dotados de fraqueza.

Ninguém pode fugir do antes e do depois. Vê aquela foto na parede, era tão magrinha e agora, a celulite e a estria devoram o corpo, engordou. E quem de você ri, amanhã provavelmente vai chorar, porque o corpo não é eterno.

Vi uma comparação do antes e depois do governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas, um conterrâneo de Simão Dias, houve mudança no semblante, coisa tão natural no processo de convalescença, sua excelência está fazendo tratamento de um câncer.

Você pode até não gostar do governo de Déda, mas usar a doença como exploração política é coisa não plausível . O governo carece de solidariedade independente de cor partidária.

Não possuo CC no governo e não sou amigo íntimo do governador Déda , mas estou solidário  com a filha de Marcelo Déda que não se deve usar o antes e o depois.


terça-feira, 16 de abril de 2013

A JEGA

A política do interior melhorou. A cada novo dia o radicalismo está sendo jogado na lata do lixo. Numa eleição, uma jega andou pelas ruas da cidade, os vitoriosos na eleição diziam que a JEGA era a representação da candidata derrotada.
Hoje, caberia uma boa indenização na Justiça.
É preciso observar que o prefeito eleito representa todos os munícipes. Prefeitura não é uma propriedade particular, o bem público pertence a todos.

sexta-feira, 22 de março de 2013

O GAGO

Estudei no Grupo Escolar Fausto Cardoso na minha cidade de Simão Dias-SE, bem me lembro foi no quarto ano, naquele tempo, a série era assim e no quarto a gente terminava o primário.
 
A professora era dona Aliete Andrade. Com ela, o cabra tinha que aprender, enrolar é para os tempos modernos. Boa professora!
 
Claudemir foi meu colega no quarto ano. O sujeito era gago. Mas na hora de xingar uma mãe de colega era rápido, a gagueira era jogada na lata do lixo.
 
"Filho de rapariga, filho da puta, sua mãe é do Bico-da-asa - cabaré tradicional de Simão Dias - " O cabra era ligeiro  igual a uma lançadeira da máquina de costura de Seu Quincas da Barriga Grande, pai de Raimundinho, torcedor do eterno vice Vasco. Raimundo Gonçalves também era nosso colega.
A sala de aula sofria o desprezo, era a menor, ficava lá no canto, bem esquecida. Parecia casa de senzala, enquanto a do senhor de engenho tinha o nome de casa-grande.
 
Todos os dias a gente fazia a leitura de um texto, cada aluno lia um pequeno trecho, parágrafo. Foi a vez de Claudemir e ele começou:
 
"E...e....e...e......e.....e......e....e....e......e...."
 
Dona Aliete perdeu a paciência, deu um tapa na boca do gago.
E disse: " Para xingar a mãe de um colega , você não gagueja, mas para ler tem gagueira.
Claudemir enrubesceu, esticou a veia do pescoço, semelhante a um peru. E chorou e não conseguiu fazer a leitura.
No outro dia, o gago já estava lendo melhor.

terça-feira, 19 de março de 2013

ENEM E ENCHERGAR

O erro de português caminha na rede social, cultivar o vernáculo, isto é, primar por escrever e ler corretamente é coisa de cafona, caretice na linguagem jovem.
Afinal, não se paga um bom salário pelo conhecimento do Português. Paga-se caro por um vinho português , um vinho Porto.
Coisa do passado, o escritor e crítico literário Silvio Romero no século XIX,  ensinava no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, fora magistrado, mas o salário de professor de Português suplantava o de juiz. Os tempos são outros. O juiz, atualmente, recebe um bom salário e o pobre professor, coitado, sempre a lamentar. O teto de sua casa está caindo, porque o piso e o teto salarial causam tristeza.
Ver difere de enxergar. Enxergar é perceber com mais profundidade, é observar, pesquisando, investigando.

O ENEM deu boa nota a quem escreveu enchergar com ch, devendo ser com x, ou seja, ENXERGAR, ele viu , porém, não enxergou o dano causado, afinal, o ENEM é para avaliar ou premiar quem escreve mal?

Não tome com susto, se amanhã amassemos e amássemos sejam sinônimo.
É melhor AMAR, PORQUE AMASSAR É DESEJO CARNAL.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O PAPA É NORDESTINO

Nasci numa cidade nordestina, que tem a grandeza de ser Terra dos Governadores de Sergipe:
Pedro Freire de Carvalho, Sebastião Celso de Carvalho, Antônio Carlos Valadares, este senador da República,  e o atual governador, Marcelo Déda Chagas, todos eles são capa-bodes, apelido dado aos nascidos em Simão Dias-SE.

Quem foi menino e não recebeu da mãe um papa ou de farinha com água, ou com leite da vaquinha de um pequena malhada. Os meninos de minha infância conheceram o Papa. Também conheceram o Cardeal, um pássaro de cabeça vermelha. Que para a gente é o cabeça.
O papa e o cardeal são nordestinos, brasileiros, sem nenhuma discriminação, afinal, o Brasil é de todos.

Acreditar que o Papa lá da Igreja Católica será o brasileiro Dom Odilo Pedro Scherer, não acredito, vejo já Papa o italiano Angelo Scola. A Europa possui maioria de cardeais.

A fumaça preta já subiu ao ar, o Papa ainda não foi escolhido.

Prefiro o canto do cabeça, sabendo que o Papa é comida nordestina.

Se acontecer o contrário , a fé remove montanha, continuo na planície, de pé no chão.

quarta-feira, 6 de março de 2013

HUGO CLÁVEZ

Todos nós temos o tempo de vida na terra. A era do presidente Hugo Clávez chegou. Não se deve culpar os Estados Unidos pela morte do comandante CLÁVEZ.

A planta, o animal irracional e racional possuem seus momentos de alentos.


Morre fisicamente o presidente Hugo Clávez, todavia para a gente simples da Venezuela ele será eterno.

O conflito entre os Estados Unidos e a Venezuela era quase de mentirinha, as relações comerciais nunca foram cortadas.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

UM NOVO PAPA

A Igreja Católica continua conservadora. Acreditar que o novo Papa,  a ser escolhido pelos cardeais,  será um progressista,  é o mesmo que acreditar no sexo dos anjos. A cada novo dia, a Igreja Católica perde um fiel, é mister que a Igreja acompanhe os novos tempos, há sinal dizendo ou se moderniza ou ficará no purgatório.

Adeus, BENTO XVI!  A partir de hoje, dia 28 de fevereiro, deixará de ser sua Santidade, para ser um exilado eterno.

Papa emérito é como político sem mandato.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MAIS VOCÊ

A causa de seu sucesso ou insucesso está dentro de você. Culpa o outro é fácil, assumir a própria culpa é raro.

Não vale a pena lamentar a traição.  O amor perdido não é o fim do túnel, é luz do sol de manhã.

Há muita gente desejando o seu amor. A vida só anda para frente. Olhar de lado e para atrás nada leva à prosperidade. O que passou, passou.

Viver é saber bem aproveitar o momento. Há momentos de alegria e de tristeza. A alegria constante é fantasia, a tristeza é necessária à vida.

Sorria, estás viva. Pior é ler na entrada de um cemitério: FUI O QUE  ÉS, SERÁS O QUE SOU."
Antes do que sou, VIVA.

A VIDA É UMA SÓ. SEJA MAIS VOCÊ!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

VELHOS CARNAVAIS

Já é carnaval, cidade. A vida mudou! O carnaval já não é o mesmo. O carnaval Paz e Amor tornou-se utopia. O homem se veste de violência. Há mortes e acidentes durante o carnaval.

" Foi ele , foi ele que jogou o pó em mim." O canto inocente duma marchinha de carnaval é coisa do passado. A música carnavalesca é repleta de malícia.

O axé e a música baiana tomou conta da avenida. Mas no Rio de Janeiro ainda há o canto do samba enredo, bons poetas vêm do samba: Noel Rosa, Cartola...

O frevo não morreu. Recife é a capital mundial. As pequenas cidades do interior ainda mantém o Frevo.

As caretas do carnaval já não assustam os meninos. Fazem sucesso as máscaras do ministro do STF - Joaquim Barbosa, da presidente da República Dilma Rousseff e do ex- presidente Lula.

Vou brincar o carnaval com a fantasia do povo brasileiro, esperando dias melhores.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BEBÊ DIRIGINDO NÃO SE MULTA

O drogado só deixa a maldita droga, se ele desejar. Conselho é bom... Acolher é outra coisa. A cerveja, a cachaça também são drogas, tal qual o cigarro.

Um simples copo de cerveja, uma cachaça podem trazer uma dura penalidade. Na nova Lei do Trânsito, o sujeito ao dirigir bebendo, ao ser flagrado, pode receber uma multa de R$ 1.915, 35. Lembre-se que flagrante é penalidade e fragrante é cheio.
O bom mesmo é ir para praia de ônibus,  táxi ou com um amigo (a)  que não beba.

O bebê dirigindo não será multado, todavia, o bêbado será punido.




















terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CASAMENTO

A vida de casado não fácil. Casar é tolerar o outro. A intolerância, a crítica, as dificuldades financeiras levam à separação.  Sem olvidar a temida e triste traição.

São mais de 10 anos, trabalhando como Defensor Público na área de família. Pode se dizer a mais complicada, a mais difícil.

São milhões de casais que não separam em razão dos filhos. Outros visando não dividirem os bens.

A mente do homem difere da mulher. Homens e mulheres não são iguais. Pensamento de fêmea caminha à distância do macho.

O casamento já começa mal na Igreja. Vejo aquele "EU PROMETO SER FIEL" como mera hipocrisia, falsidade mesmo. O homem já é nato traidor. Claro, como dizem: "TODA REGRA TEM EXCEÇÃO.
O ciclo menstrual altera o psíquico feminino, o homem fica arrazado, quando lhe falta dinheiro no bolso, o cabra quebrado fica em agonia.

Sempre haverá a decepção , em se tratando do relacionamento. A mulher pensa que escolheu o cordeiro, todavia, está ao lado do lobo. Também vale para a mulher, aquela moça que comia hóstia e que comungava todos os dias, agora está botando um par de chifres. O corno é o último a saber.

Casamento ideal depende da sorte. Antes do casamento, há um jogo de esconde-esconde, depois vem a revelação do filme. Triste é o lamento: "AI SE EU SOUBESSE..."

Escolher a outra metade é um bilhete de loteria.

A receita de um bolo é fácil de aprender. A do casamento é uma incógnita.

As mulheres sempre estão sendo constrangidas: "QUANDO CASA".

Nenhuma mulher deve temer ficar pra TITIA, pior é pegar o cara Malaquia.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SÃO BENEDITO

Simão Dias foi no passado uma cidade escravocrata. A Igreja Católica possuía seus escravos. A capela de Nossa Senhora Santana foi construída com o trabalho e o suor do escravo. Em 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea, veio na teoria a Libertação dos Escravos, todavia, o negro continuava dependente do homem branco, pois a lei não estabeleceu a indenização e a compra de terra em prol do negro. Os ex-escravos muitos permaneciam  nos  engenhos, com uma nova nomeclatura agregados. Não tendo salário.
Simão Dias era uma cidade de muitos engenhos: Mercador, Burril, Olhos D'Água, Tavares, Santa Rosa, Baixão.

Em Simão Dias, onde estão os descendentes dos escravos?

Povoado Caraíbas, no Bairro Bomfim e na rua do Alambique.

A Igreja  de Nossa Senhora Santana possui a estátua do nosso São Benedito.

Excelente novela  LADO A LADO da Globo, apesar do fim da escravidão, a discriminação habita na alma humana.

Hoje existe uma nova áurea, o nosso presidente do Supremo Tribunal Federal é negro, o doutor Joaquim Barbosa.





sábado, 19 de janeiro de 2013

DEFUNTO DA ALEGRIA

O seu nome verdadeiro   era José da Paz, mas tinha alcunha de Guerra. Nos primeiros raios de sol de 2013, ele  morreu.
 
O defunto, quando respirava alento, era o rei da fofoca. Adorava fazer uma calúnia.
 
Lucivânia, costureira, foi vítima do Guerra. O sujeito a cantou, mas não obteve sucesso. Ele lançou o veneno na pobre moça, disse a seu marido que a fiel esposa estava traindo. O cabra acreditou e houve o divórcio.
Na morte de Guerra, ela foi ao funeral. Não por solidariedade cristã. Foi conferir se o infeliz estava morto mesmo. Viu o caixão,  o caluniador estava pálido, de pés juntos. Para si mesmo gritou:
 
"Toma infeliz, seu lugar é no inferno!"
 
Na Igreja, na recomendação do corpo, o padre João:
 
- Que Deus tenha no céu!
Lucivânia não se conteve:
- Que Deus tenha no céu, que é isso, padre, que Santanás o conserve por lá!
Foi um confusão no templo. A filha de Guerra, uma sapatona convicta e declarada ainda quis dar uma sova em Lucivânia. Todavia, a turma do deixa disso não permitiu.
Lucivânia acompanhou o cortejo de longe. Só ficou satisfeita, quando viu o coveiro Jeremias completar  seu trabalho, lançando os últimos pedaços de terra.
No cortejo, ia o garçon Lucival. Que fora acusado de irresponsável e ébrio, quase perdeu o seu  emprego. Este queria ver o fim do Guerra. Ainda chegou até a viúva e disse-lhe:
- Dona Anita, aceite os meus pêsames!
A viúva gritou:
- Um Deus lhe abençoe!
O Guerra trazia na alma e no coração, o espírito do mal. Não se sabe como passou no Exame da OAB. Era advogado de poucas causas.  Diziam as más línguas, que suas peças quem as  fazia era o colega Sebastião Café. O causídico tinha  boa caligrafia e duma redação intocável. Verdadeiramente as pessoas se enganavam  com o doutor Sebastião. Apresentava no dia a dia, gentil e educado, mas em sua casa, a mulher apanhava. Sabia bem disfarçar o doutor, quando no cumprimento ao povo.

Não se sabe ao certo, se Satanás lá no inferno aceitou o Guerra!  Caso tenha acolhido, o sujeito já deve estar  criando problema.

O funeral de Guerra foi de pouca gente, alguns familiares e amigos contados na palma da mão.

No dia a dia, quando alguém diz que o Guerra morreu, há sempre o sorriso estampado.
Em homenagem ao Guerra, o carnavalesco Eusébio  já está pensando em criar o bloco DEFUNTO DA ALEGRIA!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MORTE NO PRÉ-CAJU

Quando menino e rapazinho, brinquei ao som dos Tremendões, banda de Frevo da minha cidade natal, Simão Dias. De vez em quando, quando me vou a minha terra, cruzo com Zé Oscar, Dinho, João Bigodão, ex-músicos dos Tremendões. Confesso que nunca assisti uma briga nem na rua e nem no Caiçara Clube no período de carnaval.
As pessoas iam à festa para brincar, pular, divertir e namorar. A bebida servia de coragem para pedir a moça virgem em namoro. A menina pura como a flor existia naquela época. Hoje, a coisa mudou. A gente vivia no período da repressão policial e do tabu sexual. Aí da menina que se entregasse ao namorado, era considerada uma PERDIDA. Pobres moças daquele tempo!
Até domingo, Aracaju festeja o Pré-Caju, que dizem é a prévia do carnaval da Bahia. Nada contra, afinal, historicamente já pertencemos a Bahia. Entre baianos e sergipanos há uma irmandade.
Muitos já partiram para o reino do não voltam  mais no Pré-Caju, assim como já viajaram muitos no carnaval da Bahia.
Os organizadores da festa são culpados pelas mortes? Há duas vertentes, acreditam uns que são culpados, pois deveriam oferecer mais Segurança, outros, eles não são culpados, comungam como o pensamento que a morte, a agressão, a violência fazem parte do dia a dia.
Neste Pré-Caju, a Segurança aumentou, segundo o comando da Polícia Militar de Sergipe, são oitocentos homens e mulheres trabalhando.
A cada novo ano, o Pré-Caju vem bem melhor, este ano a Banda Aviões do Forró entrará na Av. Beira-mar.
Ninguém pode negar,  o PRÉ-CAJU é a maior prévia carnavalesca do mundo. Todavia, o bloco dos sem dinheiro, dos negros, dos pobres, dos desempregados , deve ter uma atração de renome, que tal,
IVETE ou CLÁUDIA LEITE. Afinal, o Pré-Caju é uma festa do povo ou é somente para a elite?
E viva o PRÉ-CAJU!
E vamos brincar na pipoca com a banda de Frevo do pessoal da Limpeza!

sábado, 5 de janeiro de 2013

LAMPIÃO EM SIMÃO DIAS

Em Sergipe, falam em Lampião em Capela, Dores, Pinhão, Carira, mas não se pode olvidar que o rei do Cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, esteve na cidade de Simão Dias, visitou à casa do coronel João Pinto de Mendonça por mais de uma vez. O imóvel continua situado na praça Barão de Santa Rosa.
 Quando o rei do cangaço, chegava à cidade de Pinhão, ficava na fazenda Santa Rita do coronel João Pinto. A fazenda fica na estrada  de Simão Dias a Pinhão. O maior coiteiro de Lampião não foi José Melquíades de Oliveira, pai do prefeito de Pinhão - Eduardo Marques , mas sim, o coronel João Pinto. A fazenda Santa Rita foi um coito de Lampião e seus cangaceiros.

O coronel João Pinto foi intendente municipal (Prefeito) de 1935 a 194l da cidade de Simão Dias-SE.

O coronel João Pinto era austero, homem de palavra e amigo de Lampião.

BREVE: SIMÃO DIAS - HISTÓRIA E MEMÓRIA

A expressão coiteiro, no tempo do cangaço, significa amigo de Lampião e quem  oferecia abrigo a Lampião e seus cangaceiros. O termo era muito usado pela Polícia. Os cangaceiros chamavam os policiais de macacos.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

JOSÉ GENOÍNO E A PRISÃO

Muitos dizem que é contradição, o ex-deputado e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores - José Genoíno, vai assumir amanhã como deputado Federal. Ele que foi condenado a mais de seis anos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no crime do Mensalão.


Para alguns juristas, ele pode assumir, visto que a sentença ainda não transitou em julgado,  outros entendem que não deve assumir, pois ele não está com a ficha limpa.

Uma coisa é certa, esta novela ainda vai ter vários capítulos.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

NOVO ANO

FELIZ ANO NOVO, ANO NOVO FELIZ. ESCREVA NA CANETA, NO LÁPIS, NO GIZ
OS SEUS DESEJOS NO NOVO ANO. É PRECISO ACREDITAR , SEUS SONHOS SERÃO REALIZADOS.

ENTERRE O PASSADO, VIVA O PRESENTE, NO AMANHÃ, VEM UM NOVO SOL NASCER, FAÇA DE SUA VIDA, A VIDA DO SOL.


FELIZ ANO NOVO, ANO NOVO FELIZ.