Visitante nº

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MORTE NO PRÉ-CAJU

Quando menino e rapazinho, brinquei ao som dos Tremendões, banda de Frevo da minha cidade natal, Simão Dias. De vez em quando, quando me vou a minha terra, cruzo com Zé Oscar, Dinho, João Bigodão, ex-músicos dos Tremendões. Confesso que nunca assisti uma briga nem na rua e nem no Caiçara Clube no período de carnaval.
As pessoas iam à festa para brincar, pular, divertir e namorar. A bebida servia de coragem para pedir a moça virgem em namoro. A menina pura como a flor existia naquela época. Hoje, a coisa mudou. A gente vivia no período da repressão policial e do tabu sexual. Aí da menina que se entregasse ao namorado, era considerada uma PERDIDA. Pobres moças daquele tempo!
Até domingo, Aracaju festeja o Pré-Caju, que dizem é a prévia do carnaval da Bahia. Nada contra, afinal, historicamente já pertencemos a Bahia. Entre baianos e sergipanos há uma irmandade.
Muitos já partiram para o reino do não voltam  mais no Pré-Caju, assim como já viajaram muitos no carnaval da Bahia.
Os organizadores da festa são culpados pelas mortes? Há duas vertentes, acreditam uns que são culpados, pois deveriam oferecer mais Segurança, outros, eles não são culpados, comungam como o pensamento que a morte, a agressão, a violência fazem parte do dia a dia.
Neste Pré-Caju, a Segurança aumentou, segundo o comando da Polícia Militar de Sergipe, são oitocentos homens e mulheres trabalhando.
A cada novo ano, o Pré-Caju vem bem melhor, este ano a Banda Aviões do Forró entrará na Av. Beira-mar.
Ninguém pode negar,  o PRÉ-CAJU é a maior prévia carnavalesca do mundo. Todavia, o bloco dos sem dinheiro, dos negros, dos pobres, dos desempregados , deve ter uma atração de renome, que tal,
IVETE ou CLÁUDIA LEITE. Afinal, o Pré-Caju é uma festa do povo ou é somente para a elite?
E viva o PRÉ-CAJU!
E vamos brincar na pipoca com a banda de Frevo do pessoal da Limpeza!