Visitante nº

segunda-feira, 15 de março de 2010

OS FILHOS DO PADRE

Quadro de Víctor Meirelles - 186l - A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL.


A cidade de Lagarto-SE comemorou os 100 anos da morte do monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, ele nascido na cidade vizinha de Simão Dias-SE, no antigo engenho Baixão. Foi pároco na Igreja de Nossa Senhora da Piedade e também administrou a cidade no ano de 1893.


Conta-se que o padre Daltro só realizava o casamento se o indivíduo tivesse uma casinha ou um sítio com uma vaquinha para tirar o leite para o sustento da família.


O monsenhor Daltro é da família Carvalho de Simão Dias.
O hospital Nossa Senhora da Conceição foi uma obra do padre Daltro.


O padre Daltro era bem querido na comunidade lagartense.


De família de latifundiários, o padre vendeu sua herança ao irmão Antõnio Manoel e fez doações aos pobres.


O seu sobrinho, o padre João de Matos Freire de Carvalho que foi pároco na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio em Paripiranga-BA, ambos se identificam como padres, mas também como pais.


O padre João de Matos escreveu um livro AS MATAS DE SIMÃO DIAS, foi um dos responsáveis para a mudança do nome de Simão Dias para Anápolis ( 1912 a 44), era pai de três filhos: ANTUNES, MARIA E PEPINA.


O monsenhor Daltro era pai do farmacêutico, PEDRO GARCIA MORENO, mas o que se observa por intermédio das cartas de Garcia Moreno a sua sobrinha Ester, datada de 22 de maio de 1952 e também a sua irmã Madalena, é que Garcia Moreno não era filho único. Vejamos trechos das cartas:


A sobrinha Ester:


"Saúde e estado de graça, o que vale muito. Você também recebe um pedaço de meu pedido, que é o de mandar-me cópia do assentamento de nascimento de Maria e dos que acima depois dela, e de emprestar-me pela segunda vez os descasos que foram providenciados por ocasião da inauguração do busto do Monsenhor Daltro.

Agradeço-lhe Pedro."


A MADALENA:


(...) " Minha boa irmã Madalena, aprove ao onipotente fôssemos vindos a este mundo como bastados de um padre, categoria social a quem os Concílios (não Jesus, nem Paulo, nem Pedro) obstaram constituir família. Deus, porém, não condenou o homem , ele cumprindo a lei divina fundamental do crescei e multiplicai-vos, pois lhe abençou a descendência."


Os dois padres João de Matos e Daltro eram homens de fibra, de palavra, cabras machos.


" Quem nunca pecou, atire a primeira pedra?"


O celibato , padre não pode casar, é determinação das normas da Igreja Católica Romana, mas o CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS estão previstos na Bíblia Sagrada, que fora citado pelo filho do padre Daltro - PEDRO GARCIA MORENO.