Visitante nº

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

l5 de NOVEMBRO E O CABAÇO DE ZEFINHA

Se perguntarem  a Constantino o que se comemora no dia 15 de novembro e o por que do feriado? Ele é tal qual milhões de brasileiros não sabe dizer a razão.  Ter conhecimento que foi no dia 15 de novembro de 1889, que um grupo de oficiais do Exército tomaram o poder, destituído o imperador Dom Pedro II e proclamando a República, fato ocorrido  na praça 15, hoje praça da República no Rio de Janeiro. E, naquele dia, o Brasil muda de regime de Imperial para o Republicano, sendo o primeiro presidente da República o marechal Deodoro da Fonseca, ali  estava estalado o governo provisório, sendo o vice-presidente  Floriano Peixoto do estado das Alagoas. Mas Constantino lembra que no dia 15 de novembro, que é feriado nacional, foi o dia que ele com 18 anos, rompeu o cabaço de Zefinha.

Às vezes,  fica pensando quem foi Zefinha? Era ela a  moça mais bonita do povoado Saquinho, sertão de Poço Verde em Sergipe. Todos queriam Zefinha de velho a novo. Belas ancas, grossas pernas, seios fartos.
E agora, Zefinha? De peitos caídos, um reumatismo, cabelos brancos, uma tosse, que a qualquer momento, perde o suspiro.

Velho safado, o Constantino,  esta namorando Lindete, a maior periguete da região, sustenta a sem-vergonha, a sujeita só vive bonita. O dinheiro da aposentadoria, ele dá a moça, que não perde nem casamento de boneca. Na região, quem nunca experimentou o gemido de Lindete?

Os amigos de Constantino sempre dizem: "Se besta, ela lhe chifra."

E Constantino: " É melhor ser corno com carne de filé do que com carne de pescoço."