Visitante nº

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VALADARES E DÉDA E A UNIVERSIDADE DE SIMÃO DIAS-SE


Aprendi a ler tardiamente aos 8 anos. Foi lá no Grupo Escolar Fausto Cardoso na cidade de Simão Dias-SE. Mas minha primeira escola pública foi no Grupo Escolar João Carvalho, vizinho aos sítio de seu Pierre Freitas. Boas mangas e excelentes cajus. Nós, os meninos, pulávamos a cerca. Hoje pular a cerca possui outro sentido. Furtar pra comer não é crime, ainda bem, que era o furto de menino, Furto famêlico.

No Grupo João Carvalho, minha primeira professora foi dona Josefina Carvalho, na outra escola, a professora era rígida, severa e ao mesmo tempo boa, dona Norma Vieira. Ou o moleque aprendia ou rachava.

Havia a disputa na taboada, quem acertasse a soma, subtração, divisão e multiplicação, dava umas boas palmadas em quem não acertou. Apanhei nos primeiros dias, depois tomei vergonha, aprendi a taboada. Vinguei-me de João de Maria Anita. Intimamente gritei:


"AGORA É MINHA VEZ."


A professora Norma Veira jogava duro. Todavia, elevava a nossa autoestima: " VOCÊ NÃO É BURRO, VOCÊ É INTELIGENTE. NÃO APRENDE, SE NÃO QUISER."

Com a professora dona Norma , aprendi a ler e foi obrigado, para não apanhar, a ter conhecimento da Tabuada.

Depois de repetir o primeiro ano, era assim que se dizia, fique afiado. Já no segundo ano, tornei-me o melhor aluno da sala, cuja professora - Valdice Teixeira Ramos.


Em Simão Dias, houve um melhoramento nas escolas e no nível dos professores. É pena que a cidade, terra do secretário de Educação e Cultura - Belivaldo Chagas; do governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas e do senador da República - Antônio Carlos Valadares, todos estudaram no Grupo Fausto Cardoso , não tenha um Pólo da Universidade Federal de Sergipe, que bem poderia ser de CiENCIAS SOCIAIS, que inclui o CURSO DE DIREITO. Na vizinha cidade de Papiriganga-BA há o curso de Direito, em uma FACULDADE PARTICULAR, que se paga caro.

O senador Valadares é bem provável que chegue a ser ministro da Presidente eleita, DILMA ROUSSEFF.


Simão Dias é uma cidade de Sergipe repleta de autoridades, mas o seu povo sonha com uma Universidade Federal. A Universidade além de libertar, traz empregos, desenvolvimento e progresso.

Não vivemos mais a política dos anos 30 dos chamados coronéis, o quanto pior é bem melhor.

Há um novo tempo. Valadares, quando governador, trouxe empregos e dignidade para o povo de Simão Dias, os chamados capa-bodes.

Com o poderio político da gente nascida em Simão Dias-SE, a cidade pode se transformar em modelo para o mundo.

O povo de Simão Dias não perdeu o sentimento nativista , sempre votou e vota em Valadares e Déda.