Visitante nº

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

LAMPIÃO DA BONITA MARIA DO CAPITÃO





No centenário da cangaceira MARIA BONITA - 1911 - 2011 - sua neta Vera Ferreira e a professora universitária - Germana Gonçalves de Araújo, lá da terra de João Pessoa, Ariano Suassana, José Américo, terra melhor dizendo, chamada Paraíba, lugar de mulheres bonitas e encantadoras. O cabra tem que ser macho para conquistar uma paraibana, as duas mulheres publicaram o livro BONITA MARIA DO CAPITÃO. A baiana Maria Bonita , ó baixinha, das pernas bonitas.






Hoje, dia, 13 de dezembro, às 18 horas , lá no Museu Nossa Gente do BANESE (Na inauguração a gente simples não pode entrar) , situado na rua da frente, em Aracaju-SE , haverá o lançamento do livro BONITA MARIA BONITA.






O livro foi editado pela EDNEB - Editora da Universidade da Bahia. Prefácio da poeta Maria Lúicia Dal Farra.






Fotos dos cangaceiros foram tiradas pelo libanês Benjamim Abrão, que fora assassinado em 1937, um ano antes da morte de Maria Bonita e Lampião - 1938.






O papel do livro é envelhecido, sabedoria e inteligência , quando se trata de relatos do passado.






Apesar do bom gosto de Frederico Pernambucano, nenhum livro do cangaço suplanta o de VERA FERREIRA, uma sergipana ousada e destemida, neta de Lampião, e GERMANA GONÇALVES DE ARAÚJO, paraibana cabra da peste e mestra , cultura e interatividade (UfPB)