Visitante nº

segunda-feira, 30 de abril de 2012

LEONARDO, SEU FILHO VAI VIVER

Pedro, filho do cantor goiano Leonardo, provavelmente vai deixar o hospital Sírio-Libanês, para festejar a vida, cantar para alegrar as almas tristes. Vítima de um acidente de carro entre o Estado de Minas Gerais e GOIÁS, terra natal de pai e filho. Não é preciso ser pai, para saber a agonia que Leonardo está passando, assistindo seu filho num leito de hospital. Leonardo, não resta dúvida, é capaz de dar tudo para salvar o seu filho. O garoto vai ser salvo, com a graça divina. Leonardo é um sujeito de boa índole, sempre está ajudando as novas duplas sertanejas. Tem platado a boa semente do bem. O acidente foi no mesmo dia, que aconteceu o anunciar do câncer de Leandro, irmão do cantor Leonardo e tio de Pedro, dia da má notícia, 2O de abril. Leandro se mandou para o outro lado da vida. E Luciano continua a cantar. Escrevemos um poema MEU FILHO E O ANJO dedico ao cantor Leonardo MEU FILHO, UM TRISTE PENSAMENTO VEIO EM MIM... PENSEI QUE ERA A HORA DE PARTIR... VI A VIDA VALE NADA, TUDO RUIM! PERDI A VONTADE DE VIVER! CHOREI E GRITEI: MEU DEUS, QUE É DE MIM? E A NOITE VEIO UM ANJO DO SENHOR, DISSE A MIM EM SONHO: "SORRIA, DEUS OUVIU SUAS PRECES! SEU FILHO VAI VOLTAR A CANTAR, CANTANDO A LIBERDADE, CANTANDO O SONHO CANTANDO A VIDA, A ALEGRIA VIVER, VIVER, VIVER SEU FILHO VAI SOBREVIVER." E VAMOS LÁ, LÁ, LÁ LÁLÁLÁ... NUNCA DEIXE DE SONHAR! VIVER, VIVER, VIVER, DEUS AMA VOCÊ. Este poema é do autor do blog, fora feito ontem.

domingo, 29 de abril de 2012

PÉ DO VEADO

Viriato no Rio de Janeiro. Ele nascido no Pé-do-Veado, povoado da grande Itabaiana do minúsculo Estado de Sergipe. Viriato lá estava para vender castanhas. Deixou em Sergipe, a mulher e seu filho Mateus. De janeiro a março no Rio de Janeiro. Aproveitar o turismo. Nos primeiros dias, se pudesse pegava o caminhão que o levou e voltaria. Saudade da feira de Itabaiana nos sábados. Ali que era lugar, Zé conhece Mané, que conhece Francisco, que conhece Malaquias, finalmmente que conhece Viriato. Parece coisa do poeta Carlos Drummond. No carnaval na cidade Maravilhosa, homem beijando homem, mulher beijando mulher. Pensava Viriato: "Meu Deus, é o fim do mundo." É por isso, que o padre Miro disse lá na Igreja Santo Antônio: - Quem não tarda o fim do mundo. O mundo vai se acabar. Viriato não admitia essa coisa moderna do amor livre. Sempre pensou: "Homem para mulher, mulher para o homem. O contrário é sem vergonhice, safadeza, falta de respeito." Viriato não estava preparado para os tempos hodiernos. Quando retornou do Rio de Janeiro, teve uma grande decepção, não esperava que poderia acontecer em família, sua cunhada deixou o marido para conviver com outra mulher. Um conto.

sábado, 28 de abril de 2012

GUARDIOLA, TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

O maior presente que a Confederação Brasileira de Futebol - CBF - daria aos brasileiros, seria a contratação do técnico Guardiola para treinar a Seleção do Brasil. Esta historia que técnico da seleção deve ser brasileiro, é burrice, afinal o futebol é globalizado. Mano Menezes ainda não disse, porque está treinando a seleção canarinha. Guardiola, ao sair do Barcelona, o melhor time do mundo, poderia ser contrato pela CBF. O Brasil deve entrar na grande fila dos pretendentes do mais capaz técnico do universo. Grande bobeira, é perder esta oportunidade. Guardiola é um grande mestre e doutor no futebol, para isso não é preciso levantar tese numa Universidade, pois ele já traz os títulos em seu próprio ser e também na prática do dia a dia.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

STF E A ESCRAVIDÃO.

A PRESIDENTE DO BRASIL - DILMA ROUSSEFF - E O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - CARLOS AYRES BRITTO. A negra Totonha, que amamentou o escritor e crítico literário Sílvio Romero, veio da escravidão de Simão Dias. Lagarto e Simão Dias foram cidades escravocratas. A capela de Nossa Senhora Santana, em Simão Dias, foi construída com o suor, o trabalho do negro. A Igreja Católica, lamentavelmente, nas terras brasileiras, também era escravocrata. Padres, Bispos possuíam seus escravos. O imortal Sílvio Romero nasceu na cidade de Lagarto. Simão Dias possuía vários engenhos: Mercador, Burril, Baixão, Tavares, Olhos D'água, Santo Antônio e outros. Os remanescentes da escravidão da terra dos Capa-bodes estão no povoado Caraíbas e no Sítio do Alto. Ontem, ao analisarem uma AÇÃO DO PARTIDO DEMOCRÁTICO (DEM), os ministros do Supremo Tribunal Federal- STF, decidiram por unanimidade em manter a reserva de 20 % (Vinte por cento) do total das vagas oferecidas pela Instituição a candidatos negros (entre eles pretos e pardos). Pelo que se vislumbra as Universidades Públicas devem deixar disponível as vagas em favor dos negros. A reserva é Constitucional. Do presidente do STF - Carlos Ayres de Britto, que é sergipano de Propriá, ele disse: " O preconceito é histórico. Quem não sofre preconceito de cor, já leva uma enorme vantagem, significa desfrutar de uma situação favorecida negada a outros." A LEI ÁUREA, em 1888, determinou o fim da escravidão. Liberdade ao negro. Todavia, não lhe ofereceu as condições financeiras para viver. Assim, o negro foi para as ruas das grandes cidades, pedi esmola, outros ficaram nos engenhos, tendo outro nome de agregados, que não deixaram de ser escravos.

FIO DO CABRUNCO

Na esquina da rua do Coité - rua Celso de Carvalho com Joviniano de Carvalho, calçadão, ficava o pipoqueiro seu João de Salu, o dono do cinema Brasil era seu Antônio Borges. Quando alguém, que não assistiu o filme, perguntava ao proprietário, se o filme era bom, vinha, de imediato, a resposta: ESTE É DO ARROMBA. O filme poderia não vale um real furado, mas a propaganda estava feita. O dono do cinema, aos domingos na matinê, o filme começava às 4 horas da tarde, passava uma agonia, a adrenalina de seu Antônio Borges aumentava e dos meninos mais ainda, quando as janelas do cinema, que faziam lateral para a rua Joviniano de Carvalho, estavam sendo fechadas, a gritaria era geral. Coitado de seu Antônio, com uma lanterna na mão, falava: - Quem foi o FIO DO CABRUNCO QUE GRITOU? E a gritaria continuava. O velho Antônio, de vez em quando, expulsava um menino. Muitas e muitas vezes o inocente, pagava pelo pecador. Quando o filme iniciava vinha o silêncio dos meninos. Depois da morte de seu Antônio, o cinema fechou. Hoje, está de portas abertas para uma Igreja. Em Simão Dias, em cada canto uma Igreja. E OS FIOS DO CABRUNCO de seu Antônio, cresceram todos. Entre eles, um para contar a história.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

VOVÔ DO CAROÇO

Simão Dias em l970, havia uma senhora de nome Guilhermina que morava na rua do Cumbe, hoje, Sinézio Jacó, considerada como doida. Os meninos, daquele tempo, o secretário de Educação do Estado - Belivaldo Chagas - e o governador de Sergipe, Marcelo Déda, são da época, quando os calças curtas mexiam com a louca, chamando-a de VOVÔ DO CAROÇO. A resposta vinha de imediato : - VOVÔ DO CAROÇO É SUA MÃE E O CAROÇO ESTÁ DEBAIXO DE SUA SAIA. Dona Guilhermina vivia só. Era uma boa senhora. Quando ela morreu, muitos meninos foram ao seu funeral.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

DÉDA SENADOR

1970,  o prefeito de Simão era o o atual senador da República Antônio Carlos Valadares, vice o comerciante Dermeval Guerra. Os militares governava o Brasil. O Fluminense torná -se  Campeão da Taça de Prata, Campeão do Brasil. Enquanto isso, a nossa seleção brasileira, tendo como técnico o alagoano Zagalo, ao vencer a Itália por 4 x 1 ,  foi  Tricampeão do mundo.

Naquele tempo, havia um menino ruim de bola, jogador de time de botão, torcedor do Flamengo, estudante do Grupo Escolar Fausto Cardoso na praça Barão de Santa Rosa, de calça curta, 10 anos de idade,  registrado com o nome de Marcelo Déda Chagas, ele nascido em 11 de março de 1960. Talvez, nem sonhava em ser governador. Quem sabe em seu sonho, jogador do Flamengo, afinal, o rubro-negro teve, como todo time possui , seus jogadores pernas de pau. O sujeito, como já dizia o saudoso comerciante Oviêdo Teixeira, que fora Deputado Estadual e candidato a senador da República, pelo MDB - Movimento Democrático Brasileiro, agora é governador de Sergipe.

A presidente da República Dilma,  em seu discurso em terra sergipana, disse que o capa-bode Marcelo Déda é o maior Orador da República. Em sendo de oratória, o caminho é o parlamento, quem viver, pode  assistir  Déda senador.

Como ex-jogador de time de botão, é impossível, DÉDA pendurar as chuteiras.

terça-feira, 24 de abril de 2012

VALADARES, PREFEITO DE ARACAJU

.
SENADOR VALADARES



O filho do senador Valadares, Valadares Filho, é pré-candidato a prefeito de Aracaju
Um bom nome, filho de peixe, peixinho é. Deputado Federal bem atuante. Bem pode governar a Capital de todos os Sergipanos. Valadares Filho é o pré-candidato do PSB. Já o deputado Federal Rogério Carvalho já se lançou candidato pelo PT. Atualmente, o líder das pesquisas de Aracaju, é o ex-governador de Sergipe, Dr. João Alves Filho. Os Amorim do PSC lançará também seu candidato a prefeitura de Aracaju, podendo ser o Deputado Federal André Moura. O ex-prefeito de Aracaju, José Almeida Lima, Deputado Federal, é candidato a prefeito.

Bons nomes foram lançados para administrar a Capital da Qualidade de Vida, salvo na Terra Dura com lama, esgotos a céu aberto, lixo e muriçoca. Mas se acredita que lá a coisa vai melhorar, afinal, é a maior área de expansão de Aracaju.

O melhor nome dos aliados do governador Marcelo Déda, é, sem sombra de dúvida, o senador Antônio Carlos Valadares do PSB.

O senador Valadares além de agregar , é homem de conciliação. E, caso vença, é bom para o PT, pois José Eduardo Dutra, ex-senador da República, é seu suplente.

Há muita água debaixo da ponte.



E que a ponte não seja do nosso rio Caiçá de Simão Dias, o coitado está sujo, contaminado, carecendo de revitalização.

VALADARES, PREFEITO DE ARACAJU

O filho do senador Valadares, Valadares Filho, é pré-candidato a prefeito de Aracaju.
Um bom nome, filho de peixe, peixinho é. Deputado Federal bem atuante. Bem pode governar a Capital de todos os Sergipanos. Valadares Filho  é o pré-candidato do PSB. Já o deputado Federal Rogério Carvalho já se lançou candidato pelo PT.  Atualmente, o líder das pesquisas de Aracaju, é o ex-governador de Sergipe, Dr. João Alves Filho. Os Amorim do PSC lançará também seu candidato a prefeitura de Aracaju, podendo ser o Deputado Federal André Moura. O ex-prefeito de Aracaju, José Almeida Lima, Deputado Federal, é candidato a prefeito.
Bons nomes foram lançados para administrar a Capital da Qualidade de Vida, salvo na Terra Dura com lama, esgotos a céu aberto, lixo e muriçoca. Mas se acredita que lá a coisa vai melhorar, afinal, é a maior área de expansão de Aracaju.
O melhor nome dos aliados do governador Marcelo Déda, é, sem sombra de dúvida, o senador Antônio Carlos Valadares do PSB.
O senador Valadares além de agregar , é homem de conciliação.  E, caso vença, é bom para o PT, pois José Eduardo Dutra, ex-senador da República, é seu suplente.
Há muita água debaixo da ponte.

E que a ponte  não seja do nosso rio Caiçá de Simão Dias, o coitado está sujo, contaminado, carecendo de revitalização.

domingo, 22 de abril de 2012

DOMINGO DE DESEJO

Naquele domingo, Inácia resolveu matar a curiosidade. No ginásio Carvalho Neto, em sua sala de aula, era a única donzela. As outras meninas da mesma idade já tinham conhecido o prazer, o bicho homem na cama. Inácia, apesar de virgem, não era tão santinha, se pudesse falar as quatro paredes de seu quarto e até o banheiro da escola, diriam que ela se tocava. Não gritava para não chamar atenção, mas o desejo era de urrar como uma leoa.
O nome Inácia Bispo da Silva Santos ela odiava. Sua colega Judite:
- Naninha, seu nome é horrível, nome de pobre.
Ainda bem, que era conhecida por Naninha. Apelido dado por sua avó, dona Matilde.
Quando a professora chamavam os nomes, visando observar os presentes e ausentes, que dizia:
- Inácia Bispo da Silva Santos.
- Presente, professora. O presente era uma alfinetada no coração de Inácia. Por que meu pai escolheu este nome feio. O pai nunca disse. E a mãe nunca soube. Quem sabe se não foi o nome de uma mulher que o pedreiro Severo amou, quando estava em São Paulo. Uma paixão entocada, bem escondida n'alma, coisa que acontece muito nos casais.
Naninha estava triste de sua rotina. Queria sumir. Aos domingos, ia para Igreja, no dia a dia, depois da escola, varria a casa, lavava a roupa de seus três irmãos. A mãe saía bem cedo, nos primeiros raios de sol, trabalhava em uma casa de família na cidade de Lagarto, da gente dos Pratas.
Inácia queria se entregar, mas não a qualquer homem, tinha seu namoradinho, Miguel. O sujeito até que tentou por várias vezes, porém, Inácia sempre resistiu. Deixar, deixava tocar nos seios, nada além disso... Amamentar vá mamamar nos peitos de sua mãe. Dizia Inácia.
Miguel, apesar dos 18 anos, já tinha o seu dinheirinho. Trabalhava como feirante aos sábados e nas quartas-feiras na feira de Simão Dias. Com economia, comprou uma moto.
E, naquele domingo, às 2o horas, na entrada do motel, um caminhão, carregado de cabras e bodes , bateu na moto do rapaz. Inácio foi para o hospital, mas não teve jeito, viajou para o céu.
Inácia sofreu um pequeno arranhão e ficou para contar historia.

sábado, 21 de abril de 2012

BODE BITO


O ser humano é animal frágil. Depois de um ano é que vai andar. Sempre dependente de pai, mãe.
Muitos e muitos até 25 anos estão sob a saia da mãe, sob o arrimo do pai. Casa, buscando a cara metade, a cara metade não existe, vem a decepção, busca o divórcio.
Vê a natureza, o nascimento de um cabrito, nasce, cai, levanta e anda. Aos seis meses , já é um bicho independente.
Vi recente, lá no sertão, na querida cidade de Poço Verde, sertão de Sergipe, o nascimento de um cabrito. Depois de poucos instantes da luz, o pequeno ser estava andando, mamando nas tetas de sua mãe, dona cabra.
Inspiro-me a fazer um poema:
Nasceu.
Abriu os olhos ao sol.
A mãe lambeu
O corpo de placenta.
Ao brotar feriu a venta.
Enxergar é para poucos...
O anjo fez o parto,
Mas o louco viu.
E quem vai acreditar na loucura...
Tentou levantar, caiu.
Porém, o animal não desiste
Ser humano é fraco.
O bicho levantou, caiu,
Caiu, levantou.
Tropeçou, caiu.
E, agora, andou, andou.
O menino riu ao ver o cabrito,
Do ser veio o grito
É macho, é macho.
É um bodinho, bode bito.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

SE VOCÊ FOSSE MINHA RAPARIGA

O Zé não era um doido qualquer. Era um maluco criativo. Chamava o senador Valadares de Cabecinha de Ouro. Quando bebia umas e outras era intolerável. Sem a branquinha, era criativo, inteligente. O Zé já foi para a cidade dos pés juntos. E o juiz Zé Emidio também viajou ao recanto do não volta mais. Mas vamos ao caso.
O Dr. José Emídio era um juiz espituoso. Vinha da capital sempre na marinete, que tinha como cobrador Seu Didi. Partiu também para o além.
O Dr. José Emídio foi por muito tempo juiz de Simão Dias-SE. O magistrado não ficava trancado no gabinete. Sempre dava caminhadas nas ruas dos capa-bodes.
E não é que Zé encontrou o juiz e indagou:
- Doutor juiz, uma comparação o senhor é minha rapariga, viajo a São Paulo, deixo o senhor com dois filhos, quando volto o senhor está com três. De que é o filho, DOUTOR.
O juiz nada respondeu. Com o afastamento do maluco começou a rir.
Os cabarés Bico-da-Asa e Maré Mansa viviam em fase áurea, de sucesso, quando o Dr. José Emídio estava lotado na Comarca de Simão Dias.
Fui por muito tempo advogado das pobres putas.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O POETA MINISTRO CARLOS BRITTO

MINSTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Carlos Ayres Britto
Fui aluno na Universidade Federal de Sergipe do poeta e professor Carlos Ayres de Brtito. Carlinhos, para os parentes, os amigos e mais chegados. O ministro e poeta foi professor de Direito Constitucional. O doutor Carlinhos , cortês e amigo dos alunos. Não foi uma, nem duas, nem três vezes que íamos bebericar uma boa cerveja com Carlos Britto e sua companheira Rita. Carlos Brtto tornou-se ministro do Supremo Tribunal Federal. O homem de Propriá, cidade banhada pelo rio São Franciscio, não caiu na armadilha da toga e nem na vaidade da roupa escura, continua humilde e simples.
Carlos Britto, poeta e escritor.
Hoje é a posse de Carlos Ayres Britto como presidente do Supremo Tribunal Federal. Ao professor e poeta Carlos Brito nossos votos de sucesso e parabéns.
E lá vai um poema do ex-aluno:
Haverá um dia que o ministro do Supremo Tribunal Federal
Carlos Ayres de Britto
Deixará a toga
Mas o poeta continua na alma e tem o grito:
Poeta sempre será poeta
Ministro tem a sua despedida
Com a sentença de aposentadoria
Carlos Ayres Britto
Será sempre Carlos
Pode ser Drummond
Pode ser Ayres
Pode se Andrade
Pode ser Britto
Itabira está no mundo
Propria também
O rio São Franscisco nasce em Minas Gerais
Mas passeia em Propriá
Uma coisa separa da gente
Une por ser Brasil
Mineiro ri da gente
Oxente
E a gente ri de uai

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O DIA DE AMANHÃ

Ainda ontem foi o enterro de meu amigo Luiz Antônio Barreto. Jornalista, de mão cheia,, folclorista, historiador e membro da Academia de Letras de Sergipe. Nascido na mesma cidade em que nasceu Silvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire , todos estes foram da Academia Brasileira de Letras, Lagarto-SE foi onde nasceu. Luiz Antônio foi um dos diretores do Jornal Gazeta de Sergipe, Secretário da Educação e Cultura. Um pesquisador incansável e o melhor de Sergipe. Criador do Instituto Tobias Barreto que fora repassado para a UNIVERSIDADE TIRADENTES do próspero reitor Dr. Uchoa. Escreveu livros referentes à vida de Tobias Barreto e de Sílvio Romero. Como pesquisador, trabalhou na Fundação Joaquim Nabuco em Recife.
A cidade de Lagarto completa 132 anos e entre os homenageados está Luiz Antônio Barreto, caderno especial de Lagarto - CINFORM, folhas 14 , texto de Rusel Barroso.
Escrevemos um poema sob inspiração do amigo Luiz.
O DIA DE AMANHÃ
A vida é fugaz,
Teu menino já é rapaz.
O instante se foi,
O segundo já não volta mais!
O relacionamento a dois
O divórcio desfaz...
A felicidade n'outro
O homem louco
E verazes amigos, poucos!
O que vale mais
Viver cada momento,
A vida, folha ao vento,
Um trapezista que cai...
E o que vale mais
Um samba, um pagode, um forró...
Viver bem melhor!
Ser criança, ser menino
Torcer pro Fla, Vasco, Flu
Ou qualquer outro futebol...
Viver, viver, viver e viver...
Amanhã não se sabe
Se verás o nascer do sol.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

TERRA DURA E A REBELIÃO

SERGIPE NÃO É SÓ REBELIÃO, VÊ O BELO PÔR-DO SOL na praia de Atalaia


Uma rebelião começou no Complexo de Segurança Máxima lá no bairro discriminado, chamado Terra Dura . O Bairro, segundo o IBGE, pertence ao município de São Cristóvão, porém por muitos anos é de Aracaju, que foi considerada a Capital da Qualidade de Vida. A Terra Dura possui outro nome Santa Maria, mas na linguagem do povo é Terra Dura. E Terra Dura nasceu, Terra Dura vai morrer. Afinal, a língua é criação do povo.
Os presos querem a exoneração do Diretor. Uma mulher de prisioneiro, disse que só se come galinha.
Vamos olvidar da galinha. A Terra Dura não é somente Terra de Ninguém, mas lá há dezenas de estudantes fazendo faculdade. No Bairro, há supermercados, comércio, posto de gasolina, posto de saúde e o Fórum da 7a. Vara de Assistência Judiciária.
Esgotos a céu aberto também existem.
É preciso não esquecer que da boca que beija, esta mesma pode ofertar o escarro.
E para não dizer que não falei do poeta, bom lembrar o paraibano Augusto dos Anjos: " O BEIJO É A VÉSPERA DO ESCARRO."




Esperamos que a rebelião tenha o seu fim sem morte.